sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Cadê a luz?

Companhia deixa consumidores messienses sem o serviço de energia elétrica

O anúncio de chuvas é esperado desde os primeiros dias do ano. Quando ela vem, a alegria é imensa por parte dos moradores do sertão nordestino. Em Messias Targino não é diferente.

No entanto, quem parece não saber conviver com a chuva é a Companhia Energética do Rio Grande do Norte - COSERN, que tem prestado à população messiense um péssimo serviço.

A privatização da Companhia, que fez tanto bem aos cofres do Estado do Rio Grande do Norte e a outros interesses, parece não estar surtindo o efeito que, na prática, esperava-se que acontecesse, que seria uma profunda melhoria na qualidade da prestação do serviço.

Diante de qualquer pingo d´água que caia do céu, o serviço de energia elétrica deixa, abruptamente, de ser fornecido para quem mora em Messias Targino. Tem sido assim nos últimos dias. O Blog Messias On line, inclusive, registrou esse descaso da COSERN para com o povo messiense (clique aqui).

Além das manifestações na internet, a população messiense tem também demonstrado o seu descontentamento nas rodas de conversas e através da Rádio FM Juventude (87,9 Mhz).

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, na última quarta-feira, 29 de janeiro, o fornecimento de energia foi interrompido por volta das 20 horas e 30 minutos e somente foi restabelecido quando já se passava de 01 hora da madrugada seguinte, já na quinta-feira, 30. 

Mas este não é caso isolado. Noutros dias, noutros horários, a energia também faltou para quem mora em Messias Targino, como aconteceu, por exemplo, no último domingo, dia 26 de janeiro, quando a cidade ficou sem o serviço antes das 17 horas e até por volta das 21 horas.

Além de ficarem sem o serviço público essencial de energia elétrica, a população messiense vem sendo prejudicada com problemas em aparelhos eletrônicos, provavelmente causados pelas sucessivas e bruscas quedas no fornecimento de energia.

O prejuízo também atinge outros setores diferentes dos lares. Equipamentos localizados em prédios públicos e da iniciativa privada, inclusive da Rádio Juventude FM (87,9 Mhz), também foram danificados ante os inesperados cortes no fornecimento de energia elétrica.

Prefeito e vereadores buscam solução para o caso

A notícia está na página virtual da Prefeitura de Messias Targino (clique aqui). Preocupados com a situação de constantes faltas de energia elétrica no Município de Messias Targino, o prefeito Arthur de Oliveira Targino (PMDB) reuniu um grupo de vereadores e todos foram até o escritório regional da Companhia Energética do Rio Grande do Norte - COSERN, na cidade de Mossoró, para buscarem da empresa uma solução para o caso.

Acompanharam o prefeito Arthur Targino os vereadores Juscelino Herculano (presidente da Câmara Municipal de Messias Targino, do PR), Manoel Cardoso Neto (Neto de Baé, do PT), José Manoel de Almeida Filho (Zé de Zezinho, do DEM) e Francimar Ferreira (Bal, do PR), além do secretário municipal de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos, Tarcísio de Oliveira Jales.

No escritório regional da COSERN, em Mossoró, o prefeito Arthur foi recebido por Miguel Rogério, um dos dirigentes da Companhia na região Oeste do Estado.

Na ocasião, foi relatada a situação, foram apresentadas as reclamações do povo messiense e foi cobrada uma solução imediata para o problema da falta de energia elétrica.

Outros Municípios também sofrem com a falta de energia

Além de Messias Targino, vários outros Municípios do Rio Grande do Norte vêm sofrendo com as constantes quedas no fornecimento de energia elétrica, como já aconteceu nesses dias em Patu, Município vizinho a Messias Targino. Bastou chover um pouco e lá se foi a luz para os habitantes da terra do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis.

A própria Capital do Estado, Natal, tem sofrido com o problema, como assim dá notícia a jornalista e blogueira Thaisa Galvão (clique aqui), que também já relatou problema semelhante no Município de Parnamirim, integrante da chamada Grande Natal (clique aqui).