domingo, 6 de novembro de 2016

Homenagem

Câmara Municipal analisa projeto de Lei que dá à sede do Executivo o nome de ex-prefeita

Na última sexta-feira, 4 de novembro, o vereador José Manoel de Almeida Filho, "Zé de Zezinho" (PT), protocolou na Secretaria Legislativa da Câmara Municipal de Messias Targino um projeto de Lei que visa denominar de "Palácio Prefeita Maria do Socorro Ferreira Targino" a sede da Prefeitura de Messias Targino, atualmente denominada de "Palácio Oito de Maio", numa alusão à data de emancipação política do Município.

A proposição do edil Zé de Zezinho foi bem recebida por todos os vereadores, da situação e da oposição. Depois de lida no Plenário da Casa, ela foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação, para receber parecer preliminar, e depois retornará ao Plenário da Casa para votação.

Maria do Socorro Ferreira Targino foi a primeira prefeita eleita do Município de Messias Targino e exerceu seu mandato de 1976 a 1982.

Depois de lutar contra um câncer, a ex-prefeita morreu em Natal no dia 30 de junho de 2016 (clique aqui).


Resultado de imagem para foto de Maria do Socorro Ferreira Targino

Ex-prefeita Maria do Socorro Ferreira Targino (arquivo da web)


Em sua Justificativa ao Projeto de Lei, o vereador Zé de Zezinho destacou os grandes feitos da administração da então prefeita Maria do Socorro Ferreira Targino e apresentou a sua trajetória política e de vida.

A homenageada era filha de Francisco Etelvino de Oliveira, conhecido popularmente por “Seu Grosso”, e dona Maria Ferreira de Oliveira, carinhosamente chamada de “dona Marivi”.

Casada com o agropecuarista e servidor público Paulo de Freitas Targino, Socorro Targino teve uma família constituída por muitos filhos e netos.

Política atuante, ela foi decisiva para a eleição ao cargo de prefeito messiense do primo Edmilson Fernandes Jales, que depois rompeu politicamente com ela.

Incansável na atividade política, Socorro também contribuiu decisivamente para as eleições da filha Francisca Shirley Ferreira Targino, prefeita de dois mandatos já exercidos e atual prefeita eleita de Messias Targino (com terceiro mandato para iniciar em 1º de janeiro de 2017), e do neto Arthur de Oliveira Targino, atual prefeito messiense.


Resultado de imagem para foto do vereador José Manoel de Almeida Filho, Zé de Zezinho

Vereador José Manoel de Almeida Filho


Para o vereador Zé de Zezinho, a homenagem é mais que justa e merecida, por tudo o que a ex-prefeita fez pelo povo messiense.

Merece registro também o fato que o pai do edil autor da proposição, José Manoel de Almeida (de saudosa memória), foi vereador de vários mandatos em Messias Targino e sempre manteve uma relação de muita amizade com Paulo de Freitas Targino, Socorro Targino e toda a família.

Futebol

Clubes de Mossoró jogarão em Assu no Campeonato Estadual de 2017

Que o futebol potiguar é uma lástima, desorganizado e pouco apetitoso para o torcedor, isso todos já sabem. Mas, como tudo o que é ruim pode piorar, também o futebol norte-rio-grandense consegue piorar ainda mais.

Repetindo o que já aconteceu em outras edições do Campeonato Potiguar de Futebol, os clubes de Mossoró participantes da competição, Potiguar e Baraúnas, terão que mandar seus jogos em outra praça esportiva durante o Campeonato Estadual de 2017. Desta vez jogarão no Estádio Edgarzão, na vizinha cidade de Assu.

O motivo é que o Estádio Professor Leonardo Nogueira, o Nogueirão, mais uma vez se encontra interditado e não tem condições de receber partidas de futebol (clique aqui).

Sob a responsabilidade da Prefeitura de Mossoró, o Nogueirão é uma praça esportiva esquecida, entregue à própria sorte. E sorte não existe nesses casos.

Essa situação é lastimável. É mais uma vergonha para o futebol de Mossoró e do Rio Grande do Norte.

Segundo maior Município do Estado, Mossoró perde muito com a transferência dos jogos de seus dois principais clubes de futebol para outras cidades. Muito ou pouco, o Campeonato Estadual traz benefícios à economia local, principalmente em tempos de crise financeira nacional. E, quando os times vão bem na disputa, a cidade fica divulgada na mídia esportiva.

O Potiguar é bicampeão norte-rio-grandense de futebol e o Baraúnas também tem um título estadual.

Porém, infelizmente, qualquer que seja o prefeito ou a prefeita de Mossoró, nenhum deles olhou com a atenção devida para o futebol local e, menos ainda, para o Estádio Leonardo Nogueira.