quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Melhor que EUA

Cuba encerra 2013 com menor taxa de mortalidade infantil da história

Cuba terminou 2013 com uma taxa de mortalidade infantil de 4,2 por cada mil nascidos vivos, o número mais baixo da história da ilha, informaram nesta quinta-feira (02/01) os veículos de imprensa oficial do país.

A primeira vez que os cubanos registraram taxa inferior a 5, foi 2008, com 4,7. Desde então, os índices foram 4,8 em 2008, 4,5 em 2010, 4,9 em 2011 e 4,6 em 2012.

De acordo com a ONU, a média mundial de mortalidade infantil no ano passado era de 48 para cada mil nascidos. No Brasil, em 2012, esse índice era de 12,9. A dos Estados Unidos, por sua vez, era de 7 mortes para cada mil nascimentos. Veja o último informe completo da ONU aqui.

O jornal Granma destacou hoje que o resultado coloca a ilha "entre as primeiras nações do mundo" neste quesito. Segundo números oficiais, oito das 15 províncias cubanas atingiram indicadores menores que a taxa nacional de 4,2, em 2013. Neste ano, foram registrados 125.830 nascimentos, 156 a mais que no ano anterior.

Segundo dados do ministério de Saúde Pública do país, as principais causas de morte de crianças no país estão relacionadas a anomalias congênitas, infecções e afecções perinatais.

Com relação às mães, em 2013 foram registrados 26 óbitos relacionados diretamente com gravidez, parto e pós-parto, uma taxa de 20,7 mulheres para cada 100 mil nascimentos, também a mais baixa da história de Cuba.

Fonte: portal UOL.

Ainda adianta reclamar?

Entra ano, sai ano, mas a Tim continua como sempre: com serviço ruim

A reclamação do Blog, reiterada, certamente não surtirá muito efeito. Talvez nenhum. Mas, quando for perdida a capacidade de irresignação, então tudo estará perdido.

Pois bem, 2014 chegou mas o que não chegou, ainda, foi a eficiência no serviço de telefonia móvel da Tim, a única operadora de telefonia celular para várias dezenas de Municípios do interior do Rio Grande do Norte.

Messias Targino, Patu e outros Municípios do interior potiguar que só dispõem da Tim como operadora de telefonia móvel sofrem com a precariedade do serviço ofertado pela empresa, que, se é sem fronteiras, é também sem sinal.

Em Patu, a situação parece pior que nos demais Municípios do interior do Estado. Em alguns bairros (como parte do Centro, do Bairro Costa e Silva, do Bairro Padre José Kruza e do Bairro Nova Brasília, por exemplo), o sinal da Tim é quase uma raridade, de tão escasso.

Em Patu foi erguida uma nova torre da operadora Tim, mas até agora a empresa não a pôs para funcionar e sequer anuncia quando isto realmente acontecerá.

A única torre da Tim em operação no Município de Patu situa-se às margens da Rodovia BR 226, no acesso a Messias Targino, já na zona rural do Município.