sábado, 4 de março de 2017

Em favor da vida

Campanha da Fraternidade, da Igreja Católica, defende o respeito à natureza e à vida


cartaz da campanha da fraternidade 2017

Imagem: Divulgação da CNBB

Para os cristãos-católicos, o tempo litúrgico ora vivido é o da Quaresma, que antecede a Semana Santa.

É tempo de reflexão, de meditação e de oração, a exemplo que, segundo a Bíblia Sagrada, foi feito por Jesus Cristo durante os quarenta dias em que passou no deserto, até a sua entrada triunfal em Jerusalém no período em que os judeus se preparavam para a Festa da Páscoa, data esta (da entrada em Jerusalém) celebrada pelos católicos como Domingo de Ramos, que oficialmente abre a Semana Santa.

Paralelamente a isso, a Igreja Católica e Apostólica Romana no Brasil, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, lança todos os anos, há décadas, sempre após a Quarta-Feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade, destinada à discussão de temas relevantes para a sociedade nacional.

Em 2017, a Campanha da Fraternidade, oficialmente já lançada em todo o País, traz como tema "Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida", com o lema "Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15)".

Segundo a CNBB, o objetivo da Campanha da Fraternidade 2017 é dar ênfase à diversidade de cada bioma e promover relações respeitosas com a vida, o meio ambiente e a cultura dos povos que vivem nesses biomas.

Em tempos de total desrespeito à natureza e à vida humana, principalmente de povos que vivem em alguns biomas brasileiros, principalmente os indígenas, a Campanha da Fraternidade 2017 assume papel de importância enorme, por trazer à discussão essa problemática nacional que em regra não chama a atenção das autoridades públicas que deveriam se empenhar para resolvê-la.

Do Blog do Barreto

Cobrança de padre Flávio aos políticos é também recado a sociedade
Convidado a discursar antes da leitura da mensagem anual, o padre Flávio Augusto, conhecido clérigo mossoroense, cobrou do senador Garibaldi Filho (PMDB) e ao deputado federal Beto Rosado (PP) que votem a favor do povo na reforma da previdência, famosa por ser aquela que prevê que brasileiros tendo que contribuir 49 anos para garantir aposentadoria integral.
O sacerdote acertou em cheio (veja trecho no vídeo abaixo). Primeiro por ter tido a coragem para usar a sua força como líder religioso para pressionar os nossos representantes que fingem não ter satisfação a dar ao povo. Segundo porque ele deu uma aula de cidadania ao povo do Rio Grande do Norte que precisa entender que os políticos são nossos empregados.
O povo potiguar precisa entender que não podemos tolerar que apenas dois dos nossos 11 integrantes da bancada federal tenham manifestando posição sobre a reforma da previdência. Coincidentemente são a deputada federal Zenaide Maia (PR) e a senadora Fátima Bezerra (PT).
Os demais, todos ligados ao presidente Michel Temer (PMDB), permanecem em silencia.
O povo potiguar agradece ao padre Flávio.
Fonte: www.blogdobarreto.com.br