quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Mossoró com alegria saúda Santa Luzia!

Vai chegando ao fim a Festa de Santa Luzia

Todos os dias, desde o início do mês, a Catedral de Santa Luzia, no centro de Mossoró, encontra-se absolutamente cheia durante as celebrações (missas e novenas). Antes das novenas, fiéis cristãos-católicos disputam assentos na Catedral.

A Festa de Santa Luzia, a maior festa religiosa do Rio Grande do Norte, vai chegando ao fim. Esta sexta-feira, 13 de dezembro, marcará o encerramento das festividades da padroeira de Mossoró.


 


Santa Luzia (reprodução do Blog da Diocese)

Com o tema "Ver com os olhos da Caridade", a Festa de Santa Luzia será encerrada com a tradicional Procissão. Milhares de fiéis e romeiros são esperados para o encerramento da Festa.

Os romeiros serão acolhidos na Escola de Artes e receberão da organização do evento café da manhã e almoço.


Imagem da procissão em edição anterior da Festa


Para facilitar o acesso dos fiéis à procissão de Santa Luzia, neste dia 13 de dezembro as empresas de transporte coletivo cobrarão preços populares de R$ 1,50 (um real e cinqunta centavos) por passagem em todos os ônibus.

Além disso, haverá um reforço de dez veículos na frota atual para o dia da procissão. Esses ônibus extras ficarão na Avenida Cunha da Mota, ao lado da “Praça da Gazeta”.

O ponto inicial da procissão será a Capela de Nossa Senhora Medianeira, na Rua Sérvulo Marcelino, Bairro Planalto 13 de Maio. Neste ano, o percurso, que seguirá pela Avenida Presidente Dutra, será de 3.450 metros.

A Paróquia de Santa Luzia orienta os motoristas a estacionarem seus carros no Centro e seguirem de ônibus ou táxi até o início da procissão. A partir das 15 horas, o acesso pela Avenida Presidente Dutra, no Bairro Alto de São Manoel, será liberado apenas para ambulâncias, ônibus, táxis e mototaxistas legalizados.



Marca da Festa, que remete à lembrança do padre Américo Simoneti (falecido)


Várias celebrações acontecerão nesta dia 13

A celebração da fé dos fiéis e romeiros de Santa Luzia acontecerá com muita intensidade neste dia 13 de dezembro, dia da Padroeira de Mossoró.

Serão celebradas sete missas neste dia 13. A primeira será à meia-noite, com a chegada da Moto Romaria. Bem cedo, às 5 horas, será celebrada a segunda Missa dos Romeiros. Às  às 6 horas e 30 minutos, haverá a terceira Missa dos Romeiros. Às 8 horas, haverá a quarta Missa dos Romeiros.

Às 10 horas, será celebrada a Missa Solene da Festa, presidida pelo Bispo Dom Mariano Manzana.

Todas essas celebrações acontecerão na Catedral de Santa Luzia, no centro de Mossoró.

Às 13 horas, acontecerá, ainda na Catedral, a sexta Missa dos Romeiros, e às 15 horas será celebrada a Sétima e última Missa dos Romeiros. O detalhe é que esta celebração será realizada simultaneamente na Catedral de Santa Luzia e na Capela de Nossa Senhora Medianeira, no Planalto 13 de Maio.

A solenidade de encerramento ocorrerá após a chegada da procissão e contará com a presença de padres da Diocese de Santa Luzia e autoridades políticas.

Após os pronunciamentos e o encerramento da Festa pelo bispo diocesano Dom Mariano Manzana, haverá a última apresentação do Oratório de Santa Luzia, um belíssimo espetáculo apresentado no ádrio da Catedral de Santa Luzia, ao ar livre.

A postagem tem informações e imagens do Blog da Diocese de Santa Luzia, de Mossoró.