quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Patu

Município festeja emancipação política

Localizado no Médio Oeste do Rio Grande do Norte, o Município de Patu está em festa. Neste dia 25 de setembro, chega aos cento e vinte e cinco anos de emancipação política e administrativa. Traz consigo uma história rica, na qual se insere o lendário cangaceiro Jesuíno Brilhante.




Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, em Patu (foto: arquivo)

Encravado em pleno sertão semiárido nordestino, tendo ao fundo a majestosa Serra de Patu, a cidade de Patu, que está situada a trezentos e quinze quilômetros de Natal, capital do Rio Grande do Norte, ainda serve de referência para diversos outros Municípios da região, por dispor de uma gama maior de serviços.



Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Patu (foto: arquivo)

Para festejar a data, às 8 horas da manhã, na sede da Prefeitura, na Avenida Antônio Suassuna, no centro da cidade, haverá a solenidade de hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal.

Às 16 horas, mantendo a tradição, haverá desfile cívico pelas ruas da cidade, com a participação de alunos de todas as escolas localizadas no Município e membros de outras instituições.



Sede do Poder Executivo patuense (foto: arquivo)

Com mais de um século de história, o Município de Patu enxerga no turismo religioso e na prática de vôo livre uma grande oportunidade de alavancar sua economia, composta do comércio, de uma pequena rede de pousadas, de serviços diversos e, em sua maioria, de uma agricultura familiar e de subsistência, além da criação das espécies bovinos, caprinos e ovinos por pequenos e médios produtores rurais.

Em razão da data de emancipação política, será feriado em Patu nesta sexta-feira, 25. As instituições públicas como um todo estarão fechadas, exceto o Fórum da Comarca, que funcionará em regime de plantão, para atendimento apenas a casos urgentes e emergenciais.

No Minuto

Justiça autoriza transferência de Fernando Freire para Alcaçuz
A justiça autorizou a transferência do ex-governador Fernando Freire para a penitenciária de Alcaçuz. Freire estava custodiado no quartel da Polícia Militar. 
A definição foi da Coordenação de Administração Penitenciária (Coape). Ele foi preso na orla da Praia de Copacabana, zona Sul da capital fluminense, em 25 de julho deste ano.
A decisão é uma resposta aos ofícios enviados pelo Judiciário, com o pedido de providências, para que Fernando Freire fosse transferido para uma penitenciária. 
De acordo com o juiz Henrique Baltazar, titular da 12ª Vara Criminal de Natal, unidade responsável pelas Execuções Penais na comarca, existe um TAC, assinado entre a PM e o Ministério Público, definindo que, no quartel, só fiquem presos policiais.
“Existe um TAC, assinado entre a PM e o Ministério Público, definindo que, no quartel, só fiquem presos policiais”, explica o juiz Henrique Baltazar, que aguardava, desde o último dia 9, data do primeiro ofício, um parecer da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed) para saber se havia alguma alegação estadual para a permanência do ex-governador no quartel da Polícia Militar.
A prisão de Fernando Freire foi feita por agentes da Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro. O ex-governador foi condenado por desvios de recursos públicos entre fevereiro e novembro de 2002, e era considerado foragido da Justiça desde 2014.
Fonte: www.nominuto.com