segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

União mantida

Eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal messiense mantém união do grupo do prefeito Arthur

A eleição para os cargos da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Messias Targino, realizada na última sexta-feira, 19 de dezembro, confirmou a união existente no grupo do prefeito Arthur de Oliveira Targino (PMDB) e da ex-prefeita Shirley Ferreira Targino (PR).

Até o último dia, os vereadores Juscelino Herculano Jales (PR) e Manoel Cardoso Neto ("Neto de Baé", do PT) mantinham suas pré-candidaturas ao cargo de presidente do Poder Legislativo Municipal, pré-candidatura também anunciada há meses pelo vereador José Manoel de Almeida ("Zé de Zezinho", DEM), todos da bancada situacionista.

Atual presidente da Casa de Leis do Município, Juscelino Herculano buscava a reeleição.

Sem tomar partido por qualquer candidato, embora Juscelino seja seu primo, o prefeito Arthur Targino adotou postura que agradou a sua bancada. Em várias reuniões, disse que o candidato a presidente do seu agrupamento político seria aquele que arregimentasse o maior número de votos.

E foi aí que se sobressaiu a candidatura de Zé de Zezinho, que já nos bastidores trazia consigo uma maioria considerável.

Sensíveis à realidade e em nome da união do grupo político que administra o Município, os vereadores Juscelino Herculano e Neto de Baé retiraram as suas pré-candidaturas e abriram caminho para que Zé de Zezinho fosse eleito para presidir a Câmara de Vereadores messiense a partir de 1º de janeiro de 2015.

Numa sessão histórica, a chapa encabeçada por José Manoel de Almeida Filho obteve os oito votos dos presentes àquela sessão, em que não se fez presente apenas o vereador Juscelino Herculano.

Vereadores de oposição também sufragaram o nome de Zé de Zezinho, que numa ocasião raríssima foi eleito pela unanimidade dos votos de uma Câmara Municipal.

Os votos dados pelos edis da oposição à candidatura de José Manoel de Almeida Filho se explicam basicamente em duas razões: primeiro, porque a oposição não tinha votos suficientes para tentar eleger um nome do seu grupo ao cargo de presidente; segundo, porque o vereador Zé de Zezinho tem postura bastante serena e de muito diálogo.

Mas, ouvido pelo Blog, o presidente eleito do Legislativo messiense já disse: "Serei presidente de todos, mas sem esquecer que sou do grupo político do prefeito Arthur Targino, que continuará a ter na Câmara o aliado de sempre".

José disse ainda que, em relação aos projetos de lei oriundos do Poder Executivo Municipal, adotará a mesma postura adotada pelo presidente Juscelino Herculano, colocando-os em pauta com a urgência regimental escolhida.