terça-feira, 9 de abril de 2013

Debate sobre a seca

Câmara Municipal de Patu realizará audiência pública para debater os efeitos da estiagem

Enquanto as soluções para um enfrentamento permanente e eficaz aos efeitos da seca não vêm dos governos federal e estadual, os Municípios pequenos e pobres do sertão potiguar seguem suscitando o debate em torno do assunto.

Internamente, buscam esses Municípios encontrarem, dentro de suas limitações financeiras e orçamentárias, soluções para um problema que, embora antigo e quase permanente - a escassez e e irregularidade de chuvas são características próprias do sertão nordestino, de clima tropical semiárido -, ainda não teve a necessária atenção das autoridades maiores deste País. E vem assim desde que o Brasil existe.

Pois bem, depois de Janduís e Messias Targino realizarem audiências públicas para o debate em torno dos efeitos de mais uma seca que castiga o sertão semiárido potiguar, chegou a vez de Patu adotar idêntica postura.

Nesta quarta-feira, 10 de abril, a partir das 7 horas da manhã, trabalhadores rurais, políticos e outras pessoas de diferentes segmentos sociais sairão em caminhada da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patu, situado na Avenida Lauro Maia, no Bairro da Estação, em direção à Câmara Municipal, localizada na Rua Doutor José Augusto, no centro da cidade.

Às 9 horas e 30 minutos, na sede do Poder Legislativo patuense, haverá audiência pública para o debate em torno dos efeitos da falta de chuvas.

Confirmaram presença o deputado estadual Gilson Moura (PV), o deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB), associações de trabalhadores rurais, sindicatos de trabalhadores rurais de Patu e de outros Municípios, SEAPAC (entidade de apoio ao homem do campo), Centro Juazeiro (de Messias Targino) e outras entidades da sociedade civil organizada.

Até o momento, ninguém das secretarias estratégicas do governo do Estado confirmou presença.

Messias Targino

Ruas receberão melhorias de pavimentação e reparos de pavimentação

Quem anda pelas ruas de Messias Targino já percebe que algumas ruas já receberam material para o início de obras de pavimentação. É o caso de algumas vias públicas situadas perpendicularmente entre as Ruas Professor Otoniel Tomaz de Almeida e Manoel Fernandes Jales.

Segundo Auderi Fernandes de Souza, assessor de licitações, contratos e convênios da Prefeitura de Messias Targino, a pavimentação de várias ruas da cidade faz parte do amplo projeto de saneamento básico, obra que vem sendo executada em Messias Targino desde a segunda gestão da ex-prefeita Shirley Ferreira Targino (PR) e que tem continuidade na gestão do prefeito Artur Oliveira Targino (PMDB).

O assessor da Municipalidade informou ainda ao Blog que em breve as empresas responsáveis pela obra de saneamento básico do Município irão também fazer o conserto da parte da pavimentação de ruas que foi danificada em razão da escavação que foi realizada para a colocação da tubulação.

Ao final da execução do projeto de saneamento básico, praticamente toda a zona urbana de Messias Targino terá este importante benefício, que gerará inúmeros benefícios à população, principalmente na questão da saúde pública.