sábado, 28 de novembro de 2015

Mossoró, com alegria, saúda Santa Luzia!

Igreja realiza últimos atos de preparação para a Festa de Santa Luzia

A Festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró e da Diocese de mesmo nome, acontece todos os anos no período de 3 a 13 de dezembro. É apontada como a maior manifestação religiosa, social e cultural do interior do Rio Grande do Norte. Todos os anos acontecem vários atos de preparação à grande Festa da padroeira mossoroense. Um deles é a peregrinação da imagem da Santa, que percorre ruas, moradias e instituições.

Agora, os preparativos para a Festa de Santa Luzia 2015 estão na reta final. Uma programação extensa começou a ser desenvolvida desde o dia 27 (sexta-feira), até este domingo (29). A grande novidade nessa programação de preparação à Festa é o espetáculo Natalis, que se soma aos eventos tradicionais, como o Jantar da Família, o Abraço a Cidade e a Cavalgada de Santa Luzia, que já aconteceram em anos anteriores.

Com três apresentações, iniciadas nesta sexta-feira (27) e indo até este domingo (29 de novembro), o espetáculo musical Natalis, produzido pelo Colégio Diocesano de Santa Luzia, emociona o público contando a história do nascimento de Jesus Cristo. O evento tem como palco o adro da Catedral de Santa Luzia, localizada no centro de Mossoró.

O musical, apresentado a partir das 19 horas e 30 minutos, é encenado por alunos do Colégio Diocesano e bailarinos do grupo Diocecena e conta com a participação de músicos da Comunidade Católica Shalom.

Outro ato de preparação à Festa de Santa Luzia é o tradicional “Jantar da Família”, que reúne as famílias num grande momento de confraternização. O jantar ocorre neste sábado, dia 28 de novembro, às 20 horas e 30 minutos, na Praça Vigário Antonio Joaquim (Praça da Catedral), logo após a apresentação do espetáculo Natalis.

Neste domingo, 29 de novembro, acontecerá, em sua nona edição, a Cavalgada de Santa Luzia, a partir das 7 horas, iniciando com o Café do Vaqueiro, no Porcino Park Center. A saída dos vaqueiros está prevista para as 8 horas.

A Cavalgada percorrerá várias ruas da cidade. A bênção do vaqueiro será às 10 horas, na Catedral de Santa Luzia. Em seguida, os vaqueiros seguirão para a Capela de São Pedro, no Conjunto Liberdade, onde será celebrada a Missa do Vaqueiro ao meio-dia. A programação será encerrada com uma feijoada.

O Abraço à Cidade também será realizado neste domingo, dia 29, com início às 6 horas, na Catedral de Santa Luzia. Serão realizadas 18 paradas em pontos distintos da cidade. O objetivo é anunciar a Festa de Santa Luzia para toda a comunidade de Mossoró.

A abertura oficial da Festa de Santa Luzia 2015, no dia 03 de dezembro, acontecerá às 19 horas e 30 minutos, no adro da Catedral de Santa Luzia, com a Bênção do Santíssimo Sacramento. Em seguida, ocorrerá a solenidade de abertura. A abertura contará com show mensagem de Maria do Rosário.

De 3 a 13 de dezembro, haverá missas, novenas, confissões e outras celebrações, até que no dia 13 acontecerá a tradicional Procissão de Encerramento, que reúne uma multidão incalculável pelas ruas de Mossoró.

O texto tem informações do Blog da Diocese de Santa Luzia de Mossoró.

Leão do Oeste

Diretoria do Baraúnas continua contratando para o Estadual 2016
O elenco do Baraúnas para a temporada 2016 vai sendo formado de acordo com pedidos do técnico Givanildo Sales. Ontem o clube anunciou o reforço de mais três atletas. O lateral direito Kaká, que já teve passagem pelo Potiguar em 2014, onde não teve muitas oportunidades, o zagueiro Erivelton e o atacante Charleson irão reforçar o clube no Campeonato Estadual.
Kaká tem 27 anos e é natural de Catende-PE. O lateral tem passagens por Murici (AL), Atlético de Cajazeiras (PB), Potiguar (RN), CRB (AL), Ituano (SP), Náutico (PE). O atacante Charleson é de paulista e tem 22 anos, com experiências anteriores nas equipes do Olinda (PE), América (PE) e Santa Cruz (PE). Já o zagueiro Erivelton, tem 20 anos e apesar da pouca idade já defendeu Sport (PE), Araripina (PE), Ceará (CE), Náutico (PE) e Porto (PE).
A diretoria já havia anunciado as contratações dos volantes Marquinhos e Darkson, os meias Júnior Borracha, Darlison e Jedson, e o atacante Rafinha. Também foram confirmados anteriormente o meia-atacante Murillo Sampaio e o lateral direito Joshua de Souza Ribeiro. No início da semana, o zagueiro Cláudio Baiano e o atacante Lucão também foram confirmados.
O Baraúnas estreia contra o Assu no Campeonato Estadual 2016. A partida está marcada para acontecer no dia 24 de janeiro, no Estádio Edgarzão. Já a pré-temporada está prevista para ter início no dia 10 de dezembro, quando os primeiros jogadores desembarcarão em Mossoró para a apresentação oficial.
Texto e fonte: Jornal Gazeta do Oeste (www.gazetadooeste.com.br)