terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Campanha da Fraternidade

Igreja lança mais uma Campanha da Fraternidade


Divulgação/CNBB

Cartaz da CF 2020 (fonte: CNBB)

Em mais um ano a Igreja Católica convida a comunidade cristã brasileira à reflexão de tema relevante, através da Campanha da Fraternidade

Como acontece todos os anos, por décadas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, órgão máximo da Igreja Católica no País, traz durante o período da Quaresma uma ampla reflexão sobre tema específico.

Em 2020, a Campanha da Fraternidade tem por tema "Fraternidade e vida: dom e compromisso".

Como lema, a CF de 2020 adotou este: "Viu, sentiu campaixão e cuidou dele (Lucas, 10, 33-34)".

Neste ano, a defesa dos pobres e necessitados e o compromisso cristão de os ajudar, um dos pilares essenciais do cristianismo, vêm ligados à imensa obra social e religiosa da Santa Dulce dos Pobres, recentemente canonizada pelo Papa Francisco.

O cartaz da Campanha da Fraternidade 2020 representa a então Irmã Dulce em meio a pessoas carentes na região do Pelourinho, na capital baiana, Salvador.

O lançamento da Campanha da Fraternidade acontece em todo o País nas celebrações da Quarta-feira de Cinzas, e seus tema e lema serão objeto de reflexão por todo o período da Quaresma.

Aliás, a Quaresma também representa para os fiéis cristãos o período em que Jesus Cristo ficou orando e jejuando no deserto até a sua volta triunfal a Jerusalém, data que é festejada pelos católicos como Domingo de Ramos, o dia da abertura oficial da Semana Santa.

Religiosidade

Cristãos-católicos participam da Quarta-feira de Cinzas e depois iniciam a Quaresma

Esta quarta-feira, 26 de fevereiro, é de muita importância para o calendário dos cristãos-católicos de todo o mundo. É a chamada Quarta-feira de Cinzas.

A data representa para os católicos o último dia antes da Quaresma, que é o período de quarenta dias que, posterior à Quarta-feira de Cinzas, vai até o Domingo de Páscoa.

A Quaresma, para muitos cristãos, especialmente católicos, é período de penitência em preparação para a Páscoa, que representa a ressurreição de Jesus Cristo após a sua morte na crucificação.

Igreja divulga horários de missas

Em todo o País, a Igreja Católica, neste dia 26 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, terá muitas celebrações.

Na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró, sede da Diocese de Santa Luzia, haverá missas às 17 e às 19 horas. A primeira será celebrada pelo pároco, padre Flávio Augusto, e a segunda será celebrada pelo bispo diocesano dom Mariano Manzana.

Na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, sediada em Patu, haverá missa no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis (Santuário do Lima), às 9 horas; na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Patu, às 19 horas; e na Capela de Nossa Senhora das Graças, em Messias Targino, às 19 horas.