domingo, 10 de fevereiro de 2013


Casa nova, compromisso antigo

Dizem que de cavalo dado não se olha os dentes. É verdade. Por isto, o Blog quer iniciar a nova fase agradecendo à BOL pela cessão gratuita da sua plataforma para abrigo do endereço antigo de O MESSIENSE, que lá ficou de outubro de 2008 até agora.

Mas, o espaço por lá ficou cheio, impossibilitando novas postagens. Juntou-se então a fome à vontade de comer, como se diz popularmente, e eis que O MESSIENSE migrou para novo espaço virtual.

É que, se já havia reclamações de parte a parte (do Blog e de seus poucos leitores) quanto às limitações técnicas que o antigo endereço impunha, existia, por consequência disto, uma vontade enorme de mudança para um novo espaço virtual, em que houvesse maior liberdade para o Blog e maior facilidade de interação com as poucas dezenas de leitores da página. E, ao menos à primeira vista, parece que este objetivo será possível neste novo endereço.

Desde a última postagem no antigo endereço, datada de 19 de janeiro de 2013, buscávamos a imediata construção de uma nova página virtual. As ideias povoavam nossa cabeça e um esboço do novo Blog começou a ser posto em prática. Contamos, nessa empreitada, com o trabalho de TIAGO GOMES DA SILVA, que é técnico em informática, blogueiro (do BLOG TIAGO GOMES) e iniciante no ofício de webdesigner (se persistir, terá futuro exitoso).

A forçada parada serviu também para aferirmos um pouco a credibilidade do Blog, que nunca se confunde com quantitativos grandiosos de acessos. Em Messias Targino, em Patu, em Mossoró e noutros lugares da região, vez por outra nos faziam uma satisfatória cobrança: “E o Blog, volta quando?”

Agora, graças a Deus, o Blog está retornando. A casa é nova, mas o compromisso com nossos webleitores é o mesmo de sempre: buscar informar e opinar com a transparência de antes. Quanto às opiniões, haverá divergências, que na verdade são necessárias, tanto para o fortalecimento do debate em torno de ideias e temas diversos, como para a ratificação da nossa qualidade humana de pensar diferente uns dos outros.

Ainda em construção, iremos atualizando nas colunas ao lado os links ou atalhos para outros endereços, que apresentamos ao leitor do Blog como um serviço, pois tais atalhos lhe facilitam o acesso a outras páginas, o que não nos causa qualquer ciúme ou sentimento semelhante, mas, do contrário, traz-nos contentamento, por sabermos que, assim agindo, O MESSIENSE está ajudando o seu leitor a navegar mais facilmente pela grande rede.

Também neste novo endereço, o foco principal será Messias Targino, razão primeira da existência do Blog. Mas o Blog não se furtará de noticiar fatos e acontecimentos de outras terras.

Na nova casa, criamos ferramentas acessórias, que permitem aos mais curiosos, ou aos de maior tempo disponível, uma pequena viagem à história e outros aspectos de Messias Targino (através de fotos, textos e vídeo) e à história do próprio Blog.

Os comentários serão sempre moderados pelo Blog, que dará a palavra final sobre suas publicações ou não. E, como sempre fizemos, avisamos desde logo que não publicaremos comentários ofensivos a quem quer que seja, nem daremos espaço ao anonimato, muito embora um ou outro comentário apócrifo possa ser publicado, dependendo do seu teor. Quem porventura não conseguir postar seu comentário diretamente no Blog, poderá utilizar algum dos endereços eletrônicos disponibilizados na seção CONTATOS, que surtirá o mesmo efeito.  

Continuamos sem ter, nesta nova casa, o desejo de atingirmos as enxurradas de acessos que são registradas em alguns Blogs. O público leitor deste Blog é meio parecido com o público da cantoria de viola: é pequeno, porém é fiel.

Ademais disso, O MESSIENSE é válvula de escape para a nossa mania de expressar opinião e para o nosso desejo – frustrado por circunstâncias diversas da vida – de praticar alguma atividade semelhante à do jornalismo, dado o nosso enorme apreço por esta profissão, abraçada por muitos, nem todos provenientes da academia.

É hora, pois, de agradecer a Deus, pela vida e por tudo o que Ele nos proporciona. É hora, também, de Lhe rogar por mais tempo neste chão chamado Terra, para que continuemos a lutar por um mundo melhor e mais justo. E, de fato, buscamos isto também, ora às escâncaras, ora de forma sublimar, em várias postagens de O MESSIENSE.

Aos que acessam o espaço, damos as boas vindas e expressamos o desejo de que continuem aparecendo por aqui. A estes, o nosso sincero agradecimento.

Com o compromisso de sempre, voltemos às postagens.

Alcimar Antônio de Souza
Editor e responsável por O MESSIENSE