terça-feira, 14 de abril de 2015

Messias Targino

Prefeito e vice continuam aliados

Em Messias Targino, enganou-se quem apostava numa ruptura entre o prefeito Arthur de Oliveira Targino (PMDB) e o seu vice,Genésio Francisco Pinto Neto, o Pôla Pinto (PT).

O fato mais marcante que talvez apontasse para esse pensamento foi o posicionamento de cada um no último pleito eleitoral, de outubro de 2014, quando os brasileiros voltaram às urnas para eleger deputados, senador e presidente da República.

Na ocasião, o prefeito Arthur, seguindo a orientação do seu partido, apoiou Henrique Alves (PMDB) na disputa ao governo do Estado e a professora Wilma de Faria (PSB) na disputa à vaga do Senado Federal.

Pôla Pinto, igualmente seguindo a orientação do seu partido - como sempre o fez -, apoiou os nomes de Robinson Faria (PSD) para o governo do Estado e Fátima Bezerra (PT) para a única vaga de senador então em disputa.

Para deputado estadual e deputado federal, o posicionamento foi semelhante: Arthur apoiou candidatos da coligação partidária liderada pelo PMDB e Pôla Pinto apoiou candidatos do Partido dos Trabalhadores.

Isso, aliás, nunca foi novidade quando se trata de eleições gerais. Em Messias Targino e noutros Municípios, políticos que integram um mesmo grupo no plano municipal costumam divergir quanto a apoios quando as eleições são a nível estadual e nacional.

O mesmo entendimento se poderia ter em relação à oposição messiense, e, equivocadamente, poder-se-ia pensar que ela estaria "rachada" a partir das eleições de 2014, já que nem todas as lideranças de oposição apoiaram exatamente os mesmos nomes para deputado estadual, deputado federal, senador da República e governador do Estado.

Porém, o mesmo pensamento de normalidade quanto a isso também serve para a oposição. No plano estadual, interesses diversos se conflitam, sendo comum que políticos que são aliados na esfera municipal apoiem nomes diferentes quando se trata de eleições gerais.

Os últimos acontecimentos políticos e administrativos locais têm demonstrado que o prefeito Arthur e e o vice-prefeito Pôla continuam integrando a mesma base aliada. Costumeiramente o vice-prefeito tem participado de atos públicos ao lado de Arthur, além de dar repercussão em seu blogue (www.polapinto.blogspot.com.br) a fatos relacionados à Administração Municipal e/ou à própria atividade política do prefeito.

Partido do vice-prefeito continua na base aliada

Se o prefeito Arthur Targino (PMDB) e o vice-prefeito Pôla Pinto (PT) continuam politicamente juntos, o mesmo se pode dizer em relação às agremiações partidárias nas quais os dois fazem militância politica, o que pode ser percebido na postura do Partido dos Trabalhadores no Município de Messias Targino.

Manoel Cardoso Neto, ou "Neto de Baé", vereador do PT, nome de muita história e de muito respeito dentro e fora do partido, continua integrando a base do prefeito Arthur Targino na Câmara Municipal, além de manter contato direto - sem intermediários - com o prefeito Arthur quando há necessidade.

A professora Regivânia Rodrigues de Almeida, presidente do Diretório do PT em Messias Targino, foi, até pouco tempo, ocupante do cargo comissionado de secretária municipal de Educação. Foi exonerada a pedido dela própria, que alegou necessitar se dedicar a assuntos pessoais.

Mas, mesmo deixando o cargo de secretária, Regivânia continua colaborando diretamente com a Administração Municipal.