quinta-feira, 7 de maio de 2020

Opinião do Blog

Prefeitura de Mossoró afrouxa as regras de isolamento social e põe em risco a vida das pessoas

Diante da gravidade da situação da pandemia causada pelo novo coronavírus em terras potiguares, é inadmissível que o Município de Mossoró, o segundo maior do Rio Grande do Norte, afrouxe completamente as regras de isolamento e permita, como o fez, a reabertura de praticamente todo o comércio e outros serviços daquele Município.

Pelo que se vê em leitura aos Boletins Epidemiológicos diariamente divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte - SESAP/RN, a situação em Mossoró é gravíssima, e, com o comércio aberto, diariamente vão para Mossoró centenas de veículos de transporte alternativo de praticamente todos os Municípios do Alto Oeste, do Médio Oeste e do Oeste em si, além de outros oriundos de Municípios do Vale do Assu e da Região Central norte-rio-grandense.

E ainda há fluxo de veículos provenientes do vizinho Estado do Ceará, que chegam a Mossoró pela Rodovia BR 304 e pelo Município de Baraúna, que faz divisa com o Estado alencarino.

Enfim, a reabertura do comércio e de outros serviços em Mossoró leva à cidade todos os dias milhares de pessoas de várias partes do Estado e do vizinho Ceará, levando-os de volta geralmente no mesmo dia.

A reabertura quase que irrestrita do comércio e de outras atividades em Mossoró nesse instante agravará a situação da pandemia no próprio Município de Mossoró e em dezenas de outros Municípios do interior do Rio Grande do Norte.

Urge que o Estado do Rio Grande do Norte, por seus meios legais e jurídicos próprios, adote as medidas necessárias no afã de coibir esse relaxamento desordenado ocorrido em Mossoró.

Não é demais lembrar que, segundo decidiu o Supremo Tribunal Federal - STF nesses dias, embora a competência para legislar sobre saúde pública seja concorrente entre Estados e Municípios, aos Municípios é vedado mitigar as regras das medidas de segurança e isolamento social na forma que o fez o Município de Mossoró.

Precisamos prezar pelas vidas.