quarta-feira, 13 de março de 2013

"Habemus Papam"


Conclave elege primeiro Papa oriundo da América Latina
O mundo acompanhou com atenção o processo de escolha do novo líder da Igreja Católica e Apostólica Romana. Reunidos no tradicional conclave, cento e quinze cardeais elegeram aquele que será o sucessor de Bento XVI como Pontífice.
Nesta quarta-feira, 13 de março, às 16 horas e 14 minutos (horário de Brasília: 20 horas e 14 minutos no Vaticano), a Santa Sé anunciou o cardeal jesuíta Jorge Mario Bergoglio como o novo Papa.
Com 76 anos de idade, o cardeal Jorge Mario nasceu na Argentina, e foi escolhido para suceder Bento 16 no conclave que começou na terça-feira (12) e terminou nesta quarta-feira (13), às 19 horas e 07 minutos no horário de Roma (15 horas e 07 minutos no horário de Brasília), quando a fumaça branca tomou a praça São Pedro, após cinco escrutínios.
O nome do novo Santo Padre foi revelado após o famoso "Anuntio vobis gaudium, habemus Papam", feito pelo cardeal francês Jean-Louis Tauran.
Contrariando as expectativas de que o novo Papa daria sequência ao nome de João Paulo, pelo enorme carisma de João Paulo II (que precedeu Bento XVI), o cardeal Jorge Mario escolheu como nome papal o de Francisco I.
Em seu primeiro discurso, feito logo após o anúncio de seu nome, Francisco I agredeceu ao acolhimento da comunidade de Roma e também lembrou do Papa Emérito Bento XVI.
Jorge Mario Bergoglio, que nasceu em 17 de dezembro de 1936, tornou-se arcebispo de Buenos Aires desde 1998 e foi nomeado cardeal em 2001, por João Paulo II. Ele é o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica.
Na sucessão papal, Bergoglio venceu outros cardeais considerados favoritos, como o italiano Angelo Scola e o brasileiro Odilo Scherer.
No mais recente conclave da Igreja Católica, prevaleceu a máxima de que quem entra Papa continua cardeal, ou seja, os favoritos, em regra, não são os escolhidos.
(A postagem tem informações do portal UOL)

Nenhum comentário: