sábado, 16 de fevereiro de 2013

Tudo como antes


Horário de Verão chega ao fim

Terrmina à meia-noite deste sábado (16), ou zero hora deste domingo (17), o Horário Brasileiro de Verão. Por isso, no início da madrugada de sábado (16) para domingo, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal e de Tocantins, terão de atrasar em uma hora os seus relógios.

Segundo dados do Observatório Nacional, o Horário de Verão, que teve início em 21 de outubro de 2012, perdurou por 88 dias.

Por determinação do Decreto nº 7.826, as Unidades da Federação que adotaram o Horário de Verão foram Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal.

Nesta sexta-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que no período de vigência do Horário de Verão houve redução de cerca de 2.477 megawatts (MW), ou 4,5% do consumo na demanda no horário de pico. No Horário de Verão anterior, a redução de demanda no horário de pico foi de 2.555 MW, representando 4,6%.

De 2011 para 2012, a mudança de horário gerou uma economia de R$ 160 milhões, já que reduziu a necessidade de uso das térmicas.

Saiba mais sobre o Horário Brasileiro de Verão

O Horário de Verão foi criado em 1º de outubro de 1931, através do Decreto 20.466. Desde 2008, o Horário de Verão se inicia no terceiro domingo de outubro de um ano e vai até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

A norma que disciplina o assunto prevê que, quando houver coincidência entre o domingo de carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte.

O objetivo do Horário de Verão é aproveitar os dias mais longos do verão, com mais tempo de luz solar, para economizar energia.

Nos Estados brasileiros onde o Horário de Verão não prevalece (como no Nordeste), isto acontece porque o tempo de luz solar durante os dias praticamente não sofrem alteração, não se justificando a medida.

Porém, nestes Estados, que não têm o Horário de Verão, ele continua regendo, em parte, a vida das pessoas, pois os horários de funcionamento de bancos, de programações de redes nacionais de televisão e do transporte aéreo, por exemplo, continuam acontecendo de acordo com o horário de Brasília, que é o de Verão.

Nenhum comentário: