sábado, 25 de julho de 2015

Fé e religiosidade

Municípios potiguares festejam Sant´Ana

Está chegando ao fim, em vários Municípios do Rio Grande do Norte, a Festa de Sant´Ana, padroeira dessas localidades.

Na cidade de Caicó, principal Município da região do Seridó do Rio Grande do Norte, acontece o maior dos festejos dedicados a Sant´Ana. Currais Novos, também no Seridó, e Campo Grande, no Médio Oeste potiguar, são também Municípios onde Sant´Ana é padroeira.

Em todos, a parte religiosa da Festa conta com missas, novenas e procissões (de abertura e de encerramento).

Além dos ritos religiosos, essas comunidades também mantém as formas e as manifestações culturais locais e regionais, dentro de uma extensa programação sócio-religiosa dos festejos. Isso faz parte das tradições sertanejas.

Para cada um desses Municípios voltam cidadãos que, por razões diversas, deixaram suas terras de origem e foram ganhar a vida noutros lugares. Reencontram familiares, amigos e os lugares que, certamente, compõem o lado saudosista de cada um.

Saiba um pouco da história de Santa Ana

Ana, de nome originário Hanna, em hebraico, que significa Graça, era casada com Joaquim, e o casal não tinha filho, o que causava na época grande humilhação perante a sociedade de Israel.

A esterilidade de uma mulher casada naquele tempo fazia com que alguns a adjetivassem de amaldiçoada, ao passo que, no caso de Joaquim, os doutores da lei o impunham restrições no templo e na vida religiosa.

Relatos da Igreja Católica, baseados em escritos de Tiago, apóstolo de Jesus Cristo, dão conta que Ana, por graça de Deus, engravidou e deu a luz a Maria, que mais tarde viria a ser a Mãe de Jesus Cristo.

Logo, Ana é avó materna de Jesus Cristo, nascido na cidade de Belém.

A Igreja Católica santificou Ana e Joaquim, que receberam os títulos de Santa Ana e São Joaquim.

Com o tempo, o povo cuidou de abreviar o nome da avó de Jesus para Sant´Ana, e mais ainda para Santana.

Nossa Senhora de Santana, como é conhecida popularmente e também pela Igreja, tem muitos devotos e sua festa se realiza no mês de julho de cada ano.

Nenhum comentário: