quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Oeste do RN

Falta de abastecimento de água no interior do RN é perigo real

Em Messias Targino, a falta de água proveniente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte - CAERN já acontece com muita frequência, devido a constantes problemas no sistema da Adutora Arnóbio Abreu.

A referida Adutora, a propósito, transporta água da Barragem Armando Ribeiro, dos Municípios de Assu e Itajá, para os Municípios de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu.

Em Patu, outro Município abastecido a partir da Barragem Armando Ribeiro, faz um bom tempo que falta água nos Bairros Costa e Silva, Santa Terezinha e Nova Patu.

Agora, porém, moradores de outras áreas também já sentem a falta do precioso líquido nas suas torneiras.

O problema maior, no entanto, pode estar por vir. É que, como tem noticiado a imprensa potiguar, é baixo o volume de água da Barragem Armando Ribeiro, consequência da falta de chuvas regulares e abundantes por mais de dois anos seguidos e, ainda, do fato de que o referido reservatório é responsável pelo abastecimento de água de vários outros Municípios do Rio Grande do Norte, como aqueles das regiões Vale do Assu e Sertão Central.

Se não chover bem no Rio Grande do Norte e na cabeceira do Rio Piranhas-Assu, que nasce na Paraíba e em cujo leito foi construída há décadas a Barragem Armando Ribeiro, a CAERN poderá suspender, num tempo não tão distante, o abastecimento de água para os Municípios que se utilizam de sistemas adutores provenientes do mencionado açude.

A Companhia potiguar não trata do assunto publicamente, mas os rumores existem, como existe o temor dos moradores das áreas já mencionadas. 

Nenhum comentário: