domingo, 10 de julho de 2016

Justa homenagem

Ex-prefeita dará nome à sede do Poder Executivo messiense

Falecida em Natal no dia 30 de junho de 2016, a ex-prefeita de Messias Targino, Maria do Socorro Ferreira Targino, foi sepultada no último dia 1º de julho no Cemitério Público messiense.

Antes do sepultamento aconteceram vários atos solenes e de homenagens à memória de Socorro Ferreira Targino.

Uma dessas homenagens foi uma sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Messias Targino na manhã do dia 1º de julho no Centro de Cultura e Eventos, evento que contou com a participação de todos os vereadores, de muitas autoridades do Rio Grande do Norte e da Paraíba e da população em geral.

Durante a sessão, o presidente do Poder Legislativo messiense, José Manoel de Almeida Filho (Zé de Zezinho, do PT) informou que apresentará ao Plenário da Câmara Municipal, tão logo seja reiniciado o período legislativo ordinário, uma proposição para que a sede do Poder Executivo Municipal, atualmente denominada de Palácio 8 de Maio, passe a ser denominada de Palácio Prefeita Maria do Socorro Ferreira Targino.

Socorro Ferreira Targino foi prefeita do Município no período de 1976 a 1982, quando apoiou e elegeu seu sucessor, Edmilson Fernandes Jales, com quem mantinha relação de parentesco.

Município fez homenagens a outros ex-prefeitos e políticos em geral

Em Messias Targino, os ex-prefeitos já falecidos receberam homenagens diversas.

O primeiro prefeito do Município, João Jales Dantas (João Calixta), dava nome à principal avenida da cidade. Em administrações passadas, ela deixou de receber o nome do ex-prefeito e passou a se chamar Genuíno Fernandes Jales.

Mas o ex-prefeito João Calixta não ficou sem homenagem. A principal praça da cidade, totalmente reconstruída durante uma das gestões da ex-prefeita Shirley Ferreira Targino (PR), recebe o nome de Praça Central João Jales Dantas.

Inácio Gabriel da Silva (Inácio Pereira), outro ex-prefeito, dá nome a uma das ruas mais antigas da cidade.

Também em homenagem a outro ex-prefeito, o Conjunto Parque das Rosas, edificado durante as duas gestões da ex-prefeita Shirley Ferreira Targino, passou a se chamar Conjunto Osnildo Targino.

O ex-vice prefeito Otoniel Tomaz de Almeida teve seu nome homenageado com a rua onde estão instalados o Mercado Público, a Câmara Municipal e a Escola Estadual Apolinária Jales, onde ele ensinou e foi diretor. Antes denominado de Rua Desembargador José Vieira, o logradouro passou a se chamar Rua Professor Otoniel Tomaz de Almeida.

O ex-vice prefeito Francisco Ezequiel da Silva, ou Titi Maçonila, recebe homenagem relacionada à sua atividade de desportista. Todos os anos, durante a Festa de Emancipação Política do Município, em maio, uma das atividades festivas realizadas é a Maratona Titi Maçonila.

O ex-deputado estadual Valmir Targino, que apresentou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte o projeto de lei de criação do Município do Junco (depois nominado de Município de Messias Targino, em homenagem ao fundador Messias Targino da Cruz), também recebe homenagem, eis que dá nome a uma das ruas mais antigas da cidade.

Manoel Fernandes Jales (Sorinho), João Tomaz de Almeida e Zacarias Gomes, importantíssimos para que Messias Targino da Cruz conseguisse concretizar seu ideal de criar o Povoado do Junco, pois foram eles (juntamente com outros) que doaram as áreas de terra para a criação do Povoado, também são homenageados com seus nomes postos em ruas da cidade.

Ao fundador do Município, deu-se o nome do próprio Município e também de uma praça localizada nas imediações do Centro de Saúde Edino Jales de Almeida. Construída na gestão de sua neta Shirley Ferreira Targino, a Praça Messias Targino é uma das muitas áreas de lazer da cidade.

Agora, com muita justiça, a sede do Poder Executivo Municipal receberá o nome da ex-prefeita Maria do Socorro Ferreira Targino.

Nenhum comentário: