sábado, 11 de abril de 2015

Janduís

Falta de segurança no Município é dura realidade

Definitivamente, o Município de Janduís ficou de vez sem qualquer agente de segurança pública presente diariamente em seu solo e capaz de defender a sociedade.

Se num passado recente o Município contou com uma equipe própria da Polícia Civil, com delegado de Polícia, escrivão e agentes, agora o trabalho da Polícia Judiciária no Município é realizado pela equipe da Sétima Delegacia Regional de Polícia Civil, sediada em Patu, cujo titular é o delegado Sandro Régis, que já responde pelo trabalho em várias outras Delegacias de Polícia da região Oeste.

Sem Polícia Civil presente em seu território, Janduís ficou também sem uma equipe permanente da Polícia Militar. No seu Destacamento Policial Militar - DPM, que funciona nas mesmas dependências físicas destinadas à Delegacia de Polícia Civil, não há policiais militares lotados.

Diariamente, uma guarnição da Companhia de Polícia Militar - CPM de Campo Grande faz rondas em Janduís, mas sem permanecer o dia inteiro na cidade, haja vista que também precisa fazer o mesmo trabalho na Comarca de Campo Grande.

O Município de Janduís, que é cortado pela rodovia BR 226, também não recebe, há tempo, a visita da Polícia Rodoviária Federal - PRF, que até pouco tempo auxiliava, mesmo que esporadicamente, no combate à criminalidade.

Resultado disso é que assaltos na BR 226, principalmente entre os Municípios de Janduís e Messias Targino, voltaram a acontecer (clique aqui). Sem qualquer força de segurança estatal presente diariamente no Município, fica fácil o agir daqueles que atuam à margem da lei.

Vereador postulou o retorno da Polícia Civil e da Polícia Militar ao Município

No último dia 09 de abril, o governador do Estado, Robinson Faria e vários auxiliares seus estiveram em Mossoró, cumprindo uma extensa agenda administrativa.

Aproveitando a presença do governador e de auxiliares na segunda maior cidade do Estado, o vereador de Janduís Jozenildo Morais conseguiu ser ouvido pelo governante e por autoridades da área de segurança pública, e na ocasião formulou o pleito de retorno da Polícia Civil e da Polícia Militar para o Município de Janduís.

Na ocasião, o vereador Jozenildo entregou ofício do seu gabinete, com a solicitação antes mencionada, e conversou pessoalmente com o próprio Robinson, com a secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite (que é delegada de Polícia Civil de carreira), e com o comandante do Policiamento do Interior, coronel PM Túlio.

Na ocasião, houve a promessa de que a situação seria resolvida no Município de Janduís.

O fato teve ampla repercussão, sendo noticiado por portais de notícias do interior do Rio Grande do Norte (clique aqui e clique aqui).

Nenhum comentário: