quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Feriado estadual

RN relembra e homenageia os Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Neste dia 3 de outubro, o Rio Grande do Norte para para relembrar e homenagear os Mártires de Cunhá e Uruaçu.

Todos os órgãos públicos, instituições privadas e o comércio em geral fecharão as suas portas.

Os Mártires de Cunhaú e Uruaçu, ou Protomártires do Brasil, é o título dado aos trinta cristãos católicos que foram mortos cruelmente por holandeses nos Municípios de Canguaretama e São Gonçalo do Amarante, interior do Rio Grande do Norte.

Foram beatificados em 5 de março de 2000, na Praça São Pedro, no Vaticano, pelo então Papa João Paulo II.

Conheça um pouco da História dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Quando o Brasil era colônia do Reino de Portugal, muitas foram as invasões de outros Países - principalmente Holanda e França -, na tentativa de tomarem de Portugal o território brasileiro. As riquezas existentes em solo brasileiro fomentavam a ambição de outras nações europeias.

No Rio Grande do Norte, as invasões de povos diferentes dos portugueses também aconteceram. O Forte dos Reis Magos, em Natal, é prova da resistência montada nessas terras contra as invasões de outras nações.

Em 1645, os holandeses, sob o comando do alemão Jacob Rabbi e com apoio de índios tapuias e até potiguares, cometeram em terras potiguares dois grandes morticínios, ou assassinatos coletivos.

Portugal sempre teve a fé católica e apostólica romana como a mais praticada. Já os holandeses, que eram predominantemente protestantes, filosoficamente ligados às teorias de Calvino, aproveitaram a invasão a terras potiguares para cometerem dura retaliação a cristãos-católicos, tirando-lhes a vida.

No total, foram trinta cristãos católicos mortos no interior do Rio Grande do Norte no ano de 1645. O primeiro grande morticínio aconteceu no dia 16 de julho de 1645, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, Município de Canguaretama.

O outro grande assassinato coletivo ocorreu no dia 3 de outubro de 1645, na comunidade de Uruaçu, comunidade do Município de São Gonçalo do Amarante.

Em data de 5 de março de 2000, a Igreja Católica e Apostólica Romana, por meio do pontífice João Paulo II, beatificou os Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em evento ocorrido na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O fato histórico passou então a ser lembrado no dia 16 de julho no Município de Canguaretama e no dia 3 de outubro em São Gonçalo do Amarante.

Depois, por força da Lei Estadual nº 8.913, de 2006, o dia 3 de outubro passou a ser feriado em todo o Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: