domingo, 10 de janeiro de 2021

Efeito da pandemia da Covid-19

Federação Paulista de Futebol não realiza a Copa SP 2021

No mês de janeiro de cada ano, o calendário do futebol brasileiro costuma ser inaugurado com o maior evento destinado às categorias de base: a Copa São Paulo de Futebol Júnior, um torneio que reúne dezenas (ou mais de uma centena) de clubes de futebol do Estado de São Paulo e dos demais Estados brasileiros.

Nesse ano de 2021, porém, a Federação Paulista de Futebol - FPF, responsável pela promoção da competição, resolveu não realizar o evento. O motivo é a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Em anos anteriores, a essa altura o torneio de futebol juvenil mais importante do País já estaria sendo realizado, com expectativa para a grande decisão, que tradicionalmente ocorre no dia 25 de janeiro, data de aniversário do Município de São Paulo, Capital do mesmo Estado.

A FPF entendeu que, pelo grande número de participantes e em razão da impossibilidade de atendimento a todos os protocolos sanitários que objetivam evitar a propagação do novo coronavírus, seria recomendável não realizar a Copinha, como carinhosamente o torneio é chamado pela mídia esportiva.

Assim, a depender do controle da pandemia do novo coronavírus, a Copa São Paulo de Futebol voltará a ser realizada no próximo ano.

A Copinha é responsável pela revelação de grandes nomes do futebol brasileiro, muitos dos quais chegaram às seleções de base e à seleção principal de futebol do Brasil.

O evento é também uma grande oportunidade para que os clubes da elite do futebol nacional observem não apenas os seus próprios jogadores das categorias inferiores, mas também atletas de clubes tidos por menores, que, quando se destacam na Copa SP, são levados para servir nos times de maior expressão do futebol brasileiro.

Nenhum comentário: