terça-feira, 21 de abril de 2020

Opinião

Mais vida, menos economia

Nessa crise atual de saúde, caracterizada como pandemia, todos nós, do mundo inteiro, estamos perdendo. Quem perdeu a vida de algum ente querido, perdeu mais ainda.

Na linha de frente estão médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, trabalhadores da limpeza de unidades de saúde e agentes de segurança, esses, sim, verdadeiros heróis.

Quanto menor for o isolamento social, maior será o trabalho desse pessoal da linha de frente.

Em algumas capitais do Brasil, está chegando o momento de médicos terem que decidir entre quem deixar viver e quem deixar morrer. Faltarão leitos de unidades de terapia intensiva, e depois faltarão leitos semi-intensivos e até de enfermaria, se os brasileiros não mudarem a postura egoísta de querer sair de casa a todo custo.

Infelizmente, a economia,  que sempre quer ditar as regras independentemente do cenário, empurra o mundo a pensar primeiro nela e depois na vida.

Até o presente momento, graças a Deus,ainda não estamos no nível de contaminação de Itália e Espanha porque tivemos um isolamento social, mesmo que não tenha sido o ideal,  preconizado pelas autoridades de saúde.

Economia se recupera; vidas perdidas, não!

Alcimar Antônio de Souza

Nenhum comentário: