sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Mossoró

Município encerra festejos à sua padroeira neste sábado, 13

Em todo o Oeste do Rio Grande do Norte, Santa Luzia é lembrada com muita euforia no dia 13 de dezembro, data que lhe é dedicada pela Igreja Católica. Logo cedo, moradores de várias cidades são acordados pelo estampido de fogos de artifício, que em alguns lugares chegam a ser ouvidos durante todo dia 13.

Em Mossoró, Município que tem a Virgem de Siracusa como sua padroeira, os festejos religiosos vão além. Depois de mais dez dias de festa, uma imensa procissão tomará conta das ruas da segunda maior cidade do Estado potiguar.

Durante o dia, serão celebradas várias missas na Catedral de Santa Luzia, no centro da cidade, e ao menos uma também na Igreja Matriz de São Manoel, no Alto de São Manoel.

Às 17 horas deste sábado, 13, a tradicional procissão de Santa Luzia sairá da Igreja Matriz de São Manoel, descendo a longa extensão da Avenida Presidente Dutra, passando pelo Bairro Ilha de Santa Luzia, com término na Catedral de Santa Luzia, no Centro.

A expectativa é de que dezenas de milhares de pessoas participem do ato de encerramento da Festa de Santa Luzia, padroeira não apenas do Município de Mossoró, mas também da Diocese de Santa Luzia, sediada na terra mossoroense.

Ao longo da procissão, os fieis cristãos-católicos louvarão a Deus com cânticos e orações, intercalados pelo bordão tradicional "Mossoró com alegria saúda Santa Luzia".

Nenhum comentário: