quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Feriadão e eleições

RN terá feriado antes das eleições gerais

Nesta sexta-feira, 3 de outubro, o Estado potiguar homenageia os Mártires de Cunhaú e Uruaçu, ou Protomártires do Brasil, título dado aos 30 cristãos martirizados no interior do Rio Grande do Norte. Foram vitimas de dois morticínios, ambos no ano de 1645, no contexto das invasões holandesas no Brasil. O primeiro na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, Município de Canguaretama; outro em Uruaçu, comunidade do Município de São Gonçalo do Amarante.

Os Mártires de Cunhaú e Uruaçu eram cristãos católicos que foram assassinados pelo governo holandês (ou a mando deste), que professava a fé protestante, ou evangélica.

A data passou legalmente a ser considerada como feriado, e não haverá expedientes nos órgãos e repartições públicas.

No domingo, 5 de outubro, todo o povo brasileiro voltará às urnas para eleger presidente da República, vice-presidente da República, governadores, vice-governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

Os dois fatos já fizeram aumentar o movimento nas rodovias que cortam o Estado potiguar a partir desta quinta-feira, 2. Exemplos disso foram as rodovias BR 304, BR 226, RN 233 e RN 117. O movimento aumentou sobretudo no sentido Natal-interior do Estado e Mossoró-regiões do Médio Oeste e Alto Oeste.

Poder Judiciário funcionará em sistema de plantão

Deste dia 3 (sexta-feira) até o dia 5 (domingo), quem necessitar dos serviços da Justiça Estadual terá que buscar um juízo de plantão, pois já nesta sexta-feira, em razão do feriado estadual dedicado aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, não haverá expediente regular nas Varas, Comarcas e sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Para quem está na Comarca de Patu, o juízo plantonista será um dos juízes de Direito da Comarca de Apodi, que em dias regulares tem em funcionamento uma Vara Cível, uma Vara Criminal e um Juizado Especial Cível e Criminal.

Nenhum comentário: