sábado, 1 de junho de 2013

Fé e tradição

Junho tem três grandes festas religiosas

Chegou o mês de junho. Com ele, chegaram as festas religiosas mais populares em todo o País, principalmente na região Nordeste. Santo Antônio, São João e São Pedro são os santos católicos festejados durante o mês.

O dia 13 de junho é dedicado a Santo Antonio. No interior do Rio Grande do Norte, entre as muitas comunidades que têm o santo como padroeiro estão o Município de Rafael Godeiro e o Município de Antonio Martins. Com festas iniciadas neste dia 1º de junho, tais comunidades celebram o santo até o dia 13.

O dia 24 de junho é dedicado a São João Batista, profeta que batizou Jesus Cristo nas águas do Rio Jordão. Dez dias antes várias comunidades iniciam as celebrações festivas alusivas ao santo. No interior do Rio Grande do Norte, o santo é padroeiro do Município de Assu, do Bairro de São João, em Mossoró, e do Conjunto João Pereira, em Patu, entre outras localidades.

São Pedro, por sua vez, tem festa mais para o final do mês. O dia 29 de junho é dedicado ao santo, que é padroeiro de vários Municípios do Nordeste brasileiro. Nessas localidades, as celebrações religiosas também se iniciam dez dias antes do chamado dia do padroeiro.

São Pedro foi um dos discípulos seguidores de Jesus Cristo e é tido pela Igreja Católica como o primeira Papa.

Eventos sociais e culturais também marcam o mês de junho

Por todos os cantos e recantos do Nordeste, os festejos sociais e culturais se espalham no mês de junho.
No Rio Grande do Norte, Mossoró e Assu realizam as maiores festas populares de rua.

Caruaru, em Pernambuco, Campina Grande, na Paraíba e São Luiz, no Maranhão, também promovem festas populares gigantescas.

À exceção do Maranhão, que tem festas regadas à toada do Boi Bumbá, no restante do Nordeste o forró é o ritmo mais tocado durante todo o mês de junho.

Além das grandes festas populares de ruas, as tradições de junho no Nordeste têm muito mais. Fogueiras, comidas típicas, pedidos de ajuda a Santo Antonio para casamentos, crendices populares e compadrios ao pé da fogueira fazem parte do imenso rol de tradições juninas.

Nenhum comentário: