domingo, 14 de abril de 2013

Escolha

Gilberto Jales foi o escolhido da governadora Rosalba para o TCE

Depois da aposentadoria compulsória do conselheiro Alcimar Torquato, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte - TCE/RN tinha uma vaga em aberto há algum tempo.

Na última sexta-feira, 12 de abril, todavia, a governadora Rosalba Ciarlini Rosado pôs fim ao mistério. Mandou à Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte a indicação do nome de Gilberto de Oliveira Jales para indicar o cargo de conselheiro do TCE/RN.



Geólogo de formação, Gilberto Jales ocupou o cargo de Secretário de Agricultura do Município de Mossoró quando a prefeita era Rosalba Ciarlini, e recentemente foi o titular da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande do Norte.

Gilberto de Oliveira Jales, oriundo de Messias Targino, é filho do ex-prefeito messiense João Jales Dantas ("João Calixta"), que administrou o Município de Messias Targino em dois mandatos.

Em 1996, Gilberto concorreu ao cargo de prefeito de Messias Targino, sem obter vitória nas urnas.

O atual prefeito de Messias Targino, Artur de Oliveira Targino, é sobrinho de Gilberto, assim como o atual presidente da Câmara Municipal messiense, vereador Juscelino Herculano Jales.

Para a indicação do nome ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Gilberto foi a grande surpresa, pois sequer era cotado publicamente para tal vaga.

Quase que diariamente, a imprensa falava nos nomes de Maria de Fátima Rosado Nogueira (enfermeira, ex-prefeita de Mossoró e esposa do deputado estadual Leonardo Nogueira), Ruth Ciarlini (ex-deputada estadual e ex-vice-prefeita de Mossoró, além de irmã da governadora Rosalba), Galbi Saldanha (secretário adjunto do Gabinete Civil do Governo do Estado) e José Anselmo de Carvalho Júnior (advogado, ex-procurador-geral de Mossoró, ex-secretário do Gabinete Civil do Estado do RN e atual Controlador Geral do Estado potiguar).

Segundo bastidores, a escolha de Gilberto foi ato pessoal do marido da governadora, ex-deputado e atual secretário-chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto de Souza Rosado, e da própria chefe do Poder Executivo estadual, médica Rosalba Ciarlini.

Nenhum comentário: