domingo, 1 de dezembro de 2013

Diga de onde copiou

Dar o crédito do texto ou da foto é importante e necessário

Este O MESSIENSE algumas vezes copia textos e imagens de outras páginas virtuais, seja por entender interessante às suas duas dezenas de leitores, seja pela falta de tempo para a criação de texto próprio. Procura fazer isso com menor intensidade, é verdade, mas também faz o famoso CTRL C CTRL V, mesmo que em menor escala.

No entanto, o que O MESSIENSE sempre faz, em respeito ao autor do texto e/ou da fotografia, é atribuir o crédito do texto ou da imagem, ou seja, é dizer quem é o autor de um e/ou de outro.

Isso é o mínimo que se pode fazer quando se copia texto ou fotografia de alguém, de outra página. Além de ser ético, respeita também a legalidade.

No entanto, vez por outra, este Blog se depara com algum texto seu publicado noutra página sem a devida informação da fonte.

Se alguém quiser copiar deste espaço, copie à vontade. É motivo até de lisonjeamento, pois significa que o Blog está sendo lido e que o texto daqui copiado interessou tanto ao ponto de merecer ser transcrito. No entanto, indicar a fonte é a única exigência de O MESSIENSE.

Manter um blog na grande rede e atualizá-lo não são tarefas das mais simples. Exigem tempo, dedicação, pesquisa sobre temas a serem abordados e constante leitura às regras do Português, para que erros banais sejam evitados, ou ao menos diminuídos.

Daí, também, decorre a exigência da citação da fonte quando o texto for daqui copiado. É menos uma reclamação e mais um pedido.

Nenhum comentário: