sexta-feira, 31 de maio de 2013

Religiosidade

Comunidades cristãs-católicas chegam ao fim das celebrações do mês de Maria

Nesta sexta-feira, 31 de maio, comunidades cristãs-católicas de várias partes do Brasil participam das últimas celebrações do mês de maio, dedicado à Mãe de Jesus, Maria de Nazaré.

Desde o dia 1º de maio essas comunidades participam de diversas celebrações religiosas. Missas, novenas, procissões e outros atos fazem parte das celebrações de maio, considerado pelos cristãos-católicos como o mês mariano.

Tradicionalmente, o encerramento acontece com missa e o ato simbólico de coroação de Maria, chamada pelos católicos de Nossa Senhora.

As celebrações são um reconhecimento dos católicos à importância de Maria na vida de Jesus Cristo, ao seu exemplo de mãe e à sua contribuição à propagação do cristianismo.

Aparições de Fátima enfatizaram a presença de Maria na comunidade católica mundial

Segundo o Vaticano, entre os meses de maio e outubro do ano de 1916, quando a Europa atravessava dificuldades desde meados de 1914 por decorrência da Primeira Grande Guerra Mundial, um anjo de Deus apareceu aos irmãos pastores de ovelhas Lúcia, Francisco e Jacinta, respectivamente de 10, 9 e 7 anos de idade na época.

As três crianças, de família católica, moravam nos arredores de Fátima, cidade situada a 100 quilômetros ao norte de Lisboa, capital de Portugal.

De acordo com a Santa Sé, o anjo, identificado depois como Anjo de Portugal, apareceu em três oportunidades distintas aos três pequenos pastores, preparando-os para a aparição de Maria, a Mãe de Jesus Cristo.

De fato, afirma a Igreja Católica que, em 13 de maio de 1917, na estação da primavera, os três pequenos pastores de Fátima (Portugal) tiveram a primeira aparição da Virgem Maria, num local conhecido como Cova da Íria.

E, segundo registros da Igreja, Maria ainda apareceu às três crianças, conforme o Vaticano, no dia 13 de junho de 1917 e no dia 13 de julho de 1917.

O Vaticano e as próprias crianças, depois de crescidas, afirmaram ao Mundo que Maria lhes pediu orações, bem assim que os três pequenos pastores rezassem diariamente o terço, além de lhes confidenciar segredos, depois revelados ao Mundo.

Desde então, a presença de Maria de Nazaré se tornou mais forte no seio da Igreja Católica, cujos fiéis não se cansam de rogar pela intercessão da Mãe de Jesus junto ao seu Filho e junto ao próprio Deus Pai.

Dentre as muitas denominações que tem, Maria recebeu a de Nossa Senhora de Fátima, em alusão ao Município português de Fátima, local das aparições.

"A 13 de maio, na Cova da Íria, dos céus aparece a Virgem Maria! Ave, Ave, Ave Maria... Ave, Ave, Ave Maria" é o cântico católico que com maior precisão se refere às aparições de Maria aos pequenos pastores Lúcia, Francisco e Jacinta. "Maria de Nazaré", de padre Zezinho, é outro hino que bem retrata a importância de Maria para os fiéis cristãos-católicos.

E, como a primeira aparição da Mãe de Jesus às crianças de Fátima ocorreu em maio, o mês passou a ser conhecido entre os católicos como o mês mariano, celebrado com muitas orações, missas e outros atos religiosos.

Nenhum comentário: