terça-feira, 30 de julho de 2013

Efeito da estiagem

Seca levou "vizinhos" a "discutirem" sobre o uso da água

No vizinho Estado da Paraíba, mais precisamente na microrregião de Piancó, sertão semiárido, foi construído há muitos anos, no leito do Rio Piranhas, o Açude de Coremas, um grande reservatório que abastece diversos Municípios paraibanos.

O Rio Piranhas atravessa o sertão paraibano e chega ao sertão do Rio Grande do Norte, passando pelo Seridó potiguar e pelo Vale do Assu antes de chegar ao mar. Em solo norte-riograndense é também chamado de Rio Assu, ou, como queiram, Rio Piranhas-Assu.

Com a falta de chuvas no início do ano de 2013, parte da imprensa paraibana estranhou o fato de que algumas comportas da Barragem de Coremas teriam sido abertas, com escoamento da água pelo Rio Piranhas-Assu até chegar à Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada no leito do mesmo rio, precisamente nos Municípios de São Rafael, Itajá e Assu, todos em solo potiguar.

O fato se deu justamente num momento em que a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves estava com nível de água bastante abaixo da média. Dito reservatório, como sabido, é o responsável pelo abastecimento de diversos Municípios do interior do Rio Grande do Norte, inclusive Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu.

Um paraibano ouvido pelo Blog reclamou: "Ora, nós aqui precisando da água e o pessoal de Coremas abrindo comportas para levar água para o Rio Grande do Norte!"

A queixa sobre água, por sinal, parece ter sido recíproca entre os dois Estados vizinhos, que têm em comum, além da alegria e da simplicidade de suas gentes, o sofrimento que as grandes estiagens provocam.

Em Caicó, no Seridó potiguar, pleno sertão semiárido, houve quem reclamasse que carros-pipa da Paraíba estavam retirando água do Açude Itans, localizada na terra de Sant´Ana, mesmo diante de um nível crítico de água naquela barragem caicoense.

O Itans, em decorrência da falta de chuvas regulares em dois anos seguidos, ficou também com nível de água muito abaixo do normal, o que provoca o receio de colapso no abastecimento de água de Caicó, a principal cidade do Seridó potiguar.

Com boas chuvas no ano de 2013, resta esperar que a silenciosa disputa pela água tenha chegado ao fim, mesmo sendo verdade que os grandes reservatórios não atingiram lâminas de água capazes de afastar a preocupação de uma possível falta do precioso líquido em quantidade suficiente para o regular abastecimento de milhares de pessoas.

Nenhum comentário: