domingo, 17 de março de 2013

Direito e Cidadania

Consumidores reclamam nas redes sociais e obtêm resultados positivos

No Brasil, são muitas as grandes empresas que diariamente são alvos de reclamações nos Serviços de Proteção aos Consumidores - PROCON´s e também junto às próprias empresas.

Entre as mais acionadas via PROCON´s e nos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC´s) das empresas estão as que prestam serviços na área de telefonia.

As reclamações nos PROCON´s nem sempre surtem o efeito desejado. Prova disso é que, em Brasília, já se pretende transformar os acordos celebrados nos PROCON´s em títulos executivos.

E, para reclamações através dos SAC´s das próprias empresas, o consumidor tem que esperar muito tempo (às vezes até horas) para ser atendido. Até acontecer o atendimento, musiquinhas enfadonhas e gravações diversas deixam o consumidor esperando um atendimento "real", de gente falando no outro lado da linha.

Por essas razões, os consumidores estão optando, cada dia mais, por reclamarem das grandes marcas nas redes sociais da internet.

A nova forma de protesto tem surtido efeito pró-consumidor, que demonstra cansaço ante a burocracia estatal e insatisfação ante os demorados atendimentos via telefone.

Preocupadas com a imagem das suas marcas - e não com o direito do consumidor em si -, as empresas que são objeto de reclamações na grande rede virtual estão contratando empresas e/ou profissionais especializados em fazerem uma varredura diária na internet para que, detectada a queixa consumista, a empresa que foi "acionada" nas redes sociais possa buscar resolver o problema.

Isso mostra que o facebook, o twitter, os blogs e outras ferramentas da grande rede podem servir para um fim nobre, que é o de defesa do consumidor, e não apenas para muitas bobagens que, diariamente, são postadas em grande abundância nessas redes sociais.

Nenhum comentário: