sábado, 7 de junho de 2014

Oeste do RN

Etanol deixa de ser vendido na maioria dos postos de combustíveis

O etanol, até pouco tempo denominado de álcool, é um dos combustíveis para veículos automotores chamados de ecologicamente corretos, pois é produzido a partir da cana-de-açúcar, cujos plantio e extração são sazonais e renováveis. Além disso, o etanol polui muito menos o meio ambiente, diferentemente de outros tipos de combustíveis feitos à base de petróleo.

No entanto, o elevado preço do litro de etanol tem feito com que a quase totalidade dos proprietários de veículos automotores bi-combustíveis (gasolina e etanol) faça a opção pela compra da gasolina. Pouquíssimos motoristas ainda põem nos tanques de seus veículos o combustível oriundo da cana-de-açúcar.

Estudiosos dizem que, para compensar economicamente, o preço do etanol deve corresponder a no máximo setenta por cento do valor do preço da gasolina, principalmente porque o etanol sofre maior combustão que a espécie derivada do petróleo. Na prática, isto não tem acontecido, e o preço do combustível "limpo" está muito próximo do valor do preço da gasolina.

Por outro lado, é bastante reduzido o número de veículos ainda em circulação que são abastecidos unicamente por etanol (os chamados carros movidos a álcool), pois há muito tempo os veículos já são fabricados com motores que são movidos a, no mínimo, gasolina e etanol, existindo ainda os veículos movidos a óleo diesel.

Consequência disso é que muitos postos de combustíveis da região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte preferem não comercializar mais o etanol, porque o estoque acaba ficando por longo tempo nos tanques e nas bombas de abastecimento.

Na imensa maioria dos postos de combustíveis do Oeste potiguar, os motoristas só encontram à venda a gasolina e o óleo diesel.

Nenhum comentário: