sábado, 3 de setembro de 2016

Em campanha

Zé de Zezinho faz lançamento de campanha neste sábado

Neste sábado, 3 de setembro, o vereador e candidato à reeleição José Manoel de Almeida Filho, popularmente conhecido como Zé de Zezinho, do Partido dos Trabalhadores - PT, fará o lançamento oficial de sua campanha.

Uma passeata-carreata sairá da Rua Zacarias Gomes às 19 horas e seguirá até a Rua Professor Otoniel Tomaz de Almeida, no Bairro Lagoa do Junco, onde haverá comício, que contará com a participação de Shirley Ferreira Targino e Pôla Pinto, candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente.





José Manoel de Almeida Filho, o Zé de Zezinho, foi eleito para o cargo de vereador em outubro de 2012, com mandato iniciado em 1º de janeiro de 2013.

No curso do mandato de vereador Zé de Zezinho foi eleito para o cargo de presidente da Câmara Municipal de Messias Targino, para o biênio 2015-2016.

Seu pai, José Manoel de Almeida, popularmente conhecido como Zezinho de Soro, foi vereador de vários mandatos em Messias Targino, e foi também presidente do Pode Legislativo messiense.

Patu

Paróquia celebrará a 239ª Festa de Nossa Senhora das Dores

Chegou o mês de setembro e com ele chega também a Festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira do Município de Patu e da Paróquia de mesmo nome.

No período de 6 a 15 de setembro os cristãos-católicos do Município de Patu realizarão uma das mais antigas festas religiosas do Rio Grande do Norte e certamente do Nordeste brasileiro: em 2016, a Festa de sua padroeira chega à edição de número 239.

No dia 6 de setembro os festejos serão abertos às 18 horas e 30 minutos, com a Procissão com a bandeira de Nossa Senhora das Dores, que sairá da Praça do Povo, no Bairro da Estação, e percorrerá várias ruas até a sede da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, localizada no centro de Patu.

Às 19 horas do dia 6 haverá o Hasteamento da Bandeira de Nossa Senhora das Dores e logo em seguida será celebrada a Santa Missa de Abertura, concelebrada por dom Mariano de Manzana, bispo da Diocese de Santa Luzia, de Mossoró, e padre Américo Leite, administrador paroquial e reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis (Santuário do Lima).

Na ocasião haverá a abertura e a inauguração da nova porta de entrada da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, sendo o ato chamado de Abertura da Porta Santa.

A noite será dedicada aos proprietários de carros, motoqueiros, Moto Clube "Os Impossíveis do Asfalto", Moto Clube "Anjos da Serra", Grupo de Cavalgada Nossa Senhora dos Impossíveis, moradores dos Bairros Nova Brasília e Centro, moradores das comunidades rurais Santo Antônio e Morada Nova e unidades de ensino Creche Cantinho da Criança, Escola Municipal Aluísio Alves e Escola Municipal Carmelita Rocha. 

São responsáveis pela noite Assis Holanda, Lalau, Resinaldo, Marcone, Nair Nunes, João Antônio, Socorrinha, Júnior, Tinininha, José de Arimatéia, Glória, Raimunda Dias e Gerluzia.

Para ver toda a programação religiosa da Festa (clique aqui).

Vi o Mundo

Após impeachment, Senado transforma pedaladas fiscais em lei
“Não tiveram nem o pudor de disfarçar”, diz Ricardo Lodi, professor de Direito da UERJ
Foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (2) a Lei 13.332/2016, que flexibiliza as regras para abertura de créditos suplementares sem necessidade de autorização do Congresso. Crédito suplementar é um reforço a uma despesa já prevista na lei orçamentária.
A lei tem origem no Projeto do Congresso Nacional (PLN) 3/16, aprovado no Congresso em 23 de agosto.
O texto autoriza o governo a reforçar, por decreto, até 20% do valor de uma despesa (subtítulo, no jargão orçamentário) prevista no orçamento de 2016, mediante o cancelamento de 20% do valor de outra despesa.
Atualmente, o remanejamento entre subtítulos é restrito a 10% do valor da despesa cancelada, de acordo com a lei orçamentária (Lei 13.266/2016). O governo alega que a mudança torna a gestão orçamentária mais flexível, podendo priorizar com recursos ações mais adiantadas. Poderá haver, inclusive, o remanejamento de despesas com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – trecho que havia sido excluído na apreciação do projeto na Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Outra mudança na lei orçamentária aprovada é a possibilidade de o governo cancelar recursos incluídos por emendas coletivas do Congresso Nacional, exceto as de execução obrigatória previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e direcionar os recursos para outras áreas de seu interesse.
“Não tiveram nem o pudor de disfarçar”, diz Ricardo Lodi, professor de Direito da UERJ
Em sua conta no Facebook, Ricardo Lodi, professor de Direito da UERJ que integrou a defesa da presidente Dilma Rousseff no processo de impeachment, chamou atenção para a rapidez com que o Congresso tornou lícito o mesmo procedimento responsável por destituir a petista do cargo de Presidente da República.
“O fundamento da acusação no processo de impeachment, adotada pela Câmara e pelo Senado, era que a abertura de créditos suplementares com base no superávit financeiro dos exercícios anteriores constituía automaticamente a violação da meta primária, o que foi refutado pela defesa, o que foi considerado um atentado à Constituição.
Este foi um dos principais fundamentos da condenação da Presidente Dilma. Agora, a Lei n. 13.332/16, publicado hoje, que altera o inciso XXXII do art. 4. da lei de orçamento, legitima expressamente essa prática.
Ou seja, o Congresso Nacional, que nunca considerou as condutas supostamente praticadas pela Presidente Dilma como ilícitas, encerrado o processo de impeachment, passa a considerar tal conduta como absolutamente legitimada.
Ou seja, até ontem consideravam crime, hoje é uma conduta admitida. Isso confirma o que eu disse no sábado no Senado. A conduta não era ilícita antes e nem seria depois. Só foi considerada crime para a aprovação do impeachment. Não tiveram nem o pudor de disfarçar”, comentou Ricardo Lodi.
Fonte: www.viomundo.com.br