quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Aniversário

Serra do Mel festejou 43 anos de colonização

Localizado entre o mar e a caatinga, o aprazível Município de Serra do Mel, localizado na região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, festejou neste dia 14 de outubro seus quarenta e três anos de colonização.

Composto de pouco mais de duas dezenas de agrovilas e com mais de onze mil habitantes, o Município tem sua sede na Vila Brasília e na Vila Rio Grande do Norte, que são a zona urbana da Serra do Mel, sendo as demais vilas classificadas legalmente como áreas rurais.

Um projeto de colonização foi idealizado em 1970 e foi efetivamente iniciado em 14 de outubro de 1972 pelo então governador do Rio Grande do Norte, José Cortez Pereira de Araújo, cujo filho, José Cortez Pereira Júnior, foi o primeiro prefeito eleito do Município.

O próprio Cortez Pereira, o pai, foi também prefeito da Serra do Mel, que sempre representou um dos grandes orgulhos do ex-governador, já falecido.

Em 2002, na condição de prefeito de Serra do Mel, Cortez Pereira (o pai) sancionou projeto de Lei de iniciativa do então vereador Luiz Rocha, que reconheceu o dia 14 de outubro de 1972 como a data de início do projeto de colonização das vilas que mais tarde formariam o Município de Serra do Mel.

Segundo o advogado e blogueiro Aldo Araújo, que reside na Serra do Mel, 14 de outubro se tornou popularizado como o Dia do Colono.

De fato, nos dias 14 e 15 de cada ano acontece na Serra do Mel a Festa do Caju, em alusão à data de sua colonização e como referência ao plantio do caju no Município desde a sua colonização inicial.

Realmente, o cultivo do caju em lotes padronizados e o seu beneficiamento sempre foram os carros-chefe da economia de Serra do Mel, que também produz petróleo.

De extensa área territorial, o Município de Serra do Mel se limita com os Municípios de Areia Branca, Carnaubais, Assu, Porto do Mangue e Mossoró.

Se 14 de outubro de 1972 é a data de início do projeto de colonização da Serra do Mel, a sua emancipação política e administrativa somente ocorreu em 13 de maio de 1988, quando o Município efetivamente passou a existir como Ente Federativo.

Para saber mais sobre o Município de Serra do Mel, (clique aqui) e (clique aqui).

Parabéns aos mestres!

15 de outubro é o Dia do Professor

Ainda buscando maior valorização profissional e melhores condições de trabalho, professores de todo o Pais festejam neste 15 de outubro o Dia do Professor.

A data, definida inicialmente como feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, serve para homenagear o mais importante dos profissionais, aquele responsável pela formação de quase todas as demais categorias de trabalhadores.

Das séries iniciais do ensino fundamental à graduação e pós-graduação, é o professor quem serve de referência para profissionais diversos. É ele quem transmite o conhecimento, quem aponta o caminho a ser seguido.

No Brasil, muito já se melhorou em termos de valorização desse profissional do magistério, porém muito ainda precisa ser feito.

Esse País definitivamente será melhor quando a educação receber a atenção que precisa, com os investimentos que são necessários.

Para saber mais sobre o Dia do Professor no Brasil e pelo mundo (clique aqui).