Festa da Padroeira foi avaliada como um sucesso
A Festa de Nossa Senhora das Graças, padroeira de Messias Targino, realizada no período de 22 de novembro a 1º de dezembro, foi avaliada pela comunidade como sendo um grande sucesso, segundo ouviu o Blog de muitas pessoas.
De fato, foi grande a participação popular nas missas, nas novenas e na procissão de encerramento dos festejos. O dia de batizados foi também momento de muito louvor a Deus.
Muitos messienses que residem noutras cidades estiveram presentes em Messias Targino no período das festividades alusivas à padroeira da cidade.
Outro ponto alto da religiosidade da Festa de Nossa Senhora das Graças foi a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal. O ato simbolizou uma união entre a Arquidiocese de Natal e a Diocese de Santa Luzia, de Mossoró, da qual faz parte a Paróquia de Nossa Senhora das Dores, de Patu, à qual se vincula a Capela de Nossa Senhora das Graças, de Messias Targino.
Foram dez dias de muito louvor a Deus e de expressão da fé e da religiosidade dos cristãos-católicos messienses, que sentem orgulho da sua Festa de Padroeira.
A programação cultural também foi elogiada
Messias Targino tem por tradição de sua comunidade realizar, durante a Festa de sua padroeira, uma programação cultural com jeitinho de quermesse.
Por conta própria, empresas e messienses diversos patrocinam as musicais de cada noite, e outras atrações culturais também se apresentam.
Em cada noite, as famílias se reúnem no Largo Catequista Maria José de Souza, localizado nas imediações da Praça Central João Jales Dantas e da própria Capela de Nossa Senhora das Graças, e transformam o ambiente numa grande e animada confraternização.
Nesse período, os filhos da terra retornam à sua cidade de origem, como fizeram novamente em 2019, e os reencontros são momentos inesquecíveis de alegria.
No leilão beneficente, as famílias se divertem com os lances concorrentes e todos ajudam, de uma forma ou de outra, para a manutenção da Capela de Nossa Senhora das Graças e dos trabalhos pastorais realizados.
E é por tudo isso que a parte social da Festa é também um grande sucesso. Ninguém vai ao local à espera de um nome cultural ou musical de prestígio regional ou nacional. As pessoas vão unicamente para se encontrarem, confraternizarem e fazerem do período um momento a mais de alegria na vida da comunidade.
E vão também para ajudarem à Capela na arrecadação de fundos para a sua manutenção e para a manutenção das suas muitas atividades pastorais.
Para os messienses, isso é suficiente. Agrada a todos.