sábado, 6 de junho de 2015

Besteirol para inglês ver!

Monarquias representam um grande atraso no mundo

O chamado Primeiro Mundo, composto dos países mais ricos, avançou em quase tudo. Manteve-se atrasado, porém, quando o assunto é forma de Estado.

Em vários países tidos à conta de desenvolvidos, a forma de Estado ainda é a monarquia.

O Estado monárquico tem um monarca - rei, rainha, imperador, príncipe - como chefe de Estado, sendo ele uma figura quase patética, pois nada decide, nada representa de importante para a vida política e social do seu Estado, exceto no Principado de Mônaco, o segundo menor Estado do Mundo (atrás apenas do Vaticano), com 202 hectares de tamanho, onde o príncipe Alberto II é, ao mesmo tempo, chefe de Estado e chefe de Governo.

Na economia de seus países, os monarcas e suas famílias reais torram verdadeiras fortunas. Gastam grandes volumes de dinheiro de suas nações com eventos do tipo casamento, batizado, noivado, nascimento de herdeiro, etc.

A mídia brasileira, seguindo a tendência da mídia ocidental como um todo, gosta de repercutir o festival de besteiras que vem das famílias reais europeias e asiáticas, principalmente os fatos relacionados à família real britânica.

Dá nojo de ver como alguns jornalistas brasileiros se derretem quando vão noticiar algum fato relacionado à rainha Elizabeth e aos membros da sua família.

Ultimamente, o assunto da moda é a recém-nascida princesa Charlotte Elizabeth Diana, filha do príncipe William e bisneta da rainha  Elizabeth II.

Do nascimento de Charlotte até o seu batizado, já aprazado e com previsão de gastos estratosféricos, a cobertura midiática é e será até superior à atenção dada a fatos realmente importantes para o mundo.

Mas, a mesma mídia é discreta quando tem que informar, por exemplo, que o príncipe Charles, primeiro na linha de sucessão do trono britânico, teria sido traído pela princesa Lady Diana, que morreu em acidente de carro quando supostamente fugia de fotógrafos fofoqueiros, e que também teria sido traído mais recentemente por sua segunda esposa, Camilla Parker-Bawles, que teria sido flagrada em namoro com um ator de nome ainda não revelado.

Enquanto isso, o mundo continua convivendo com essa ultrapassada forma de Estado, em que uma minoria de "sangue azul" vive na boa vida às custas de nações inteiras, que trabalham duro para lhe manter no mais alto padrão da luxúria.