domingo, 12 de abril de 2020

Covid-19

Primeiro Ministro do Reino Unido tem alta hospitalar e agradece ao sistema público de saúde
O Primeiro Ministro do Reino Unido, Boris Johnson, recebeu alta neste domingo, 12 de abril, após interação hospitalar desde o dia 5 de abril, por ter sido infectado pelo novo coronavírus.
O premiê britânico fez um efusivo agradecimento ao Serviço Nacional de Saúde (sigla inglesa NHS), dizendo em uma mensagem de vídeo publicada numa rede social logo depois do anúncio de sua alta médica: "É difícil encontrar palavras para expressar minha dívida com o NHS por ter salvo minha vida".
Boris, de 55 anos de idade, estava sendo tratado no Hospital St. Thomas, em Londres, onde ficou por três noites da Unidade de Terapia Intensiva.
O Primeiro Ministro agradeceu aos médicos e também expressou a sua gratidão aos enfermeiros. Quanto a estes, ele fez menção especial a dois: Jenny, da Nova Zelândia, e Luis, de Portugal, sem porém citar seus sobrenomes.
Mesmo de alta hospitlar, o premiê ainda não sabe quando voltará ao trabalho. Por enquanto, ele ficará se recuperando na residência de campo oficial, em Cherquers.
Enaltecendo o serviço público de saúde dos britânicos, Boris Johnson afirmou, na mesma mensagem, que o Reino Unido estava progredindo no combate ao novo coronavírus "porque os britânicos formaram um escudo humano em torno do maio bem desse país: nosso Serviço Nacional de Saúde".
Boris Johnson foi um dos últimos líderes europeus a adotar medidas de restrição e de isolamento social. Mas o Reino Unido segue obedecendo às regras de quarentena e distanciamento social desde que foram estabelecidos pelo Governo.
O texto tem informações da Folha de São Paulo e da Agência Reuters.