sábado, 23 de fevereiro de 2013

Orgulho nordestino

Professor e poeta Aldaci de França destaca-se na promoção da cultura popular

Aldaci Medeiros de França nasceu no dia 8 de agosto de 1961 em Rafael Godeiro. É filho de Antonio Cortez de Medeiros e Raimunda de França.

Residindo há algum tempo em Mossoró, Aldaci desde cedo se encantou pela poesia popular nordestina.

Amante do repente e da cantoria de viola, passou a fazer cantorias, ao som da viola, em locais públicos e em casas de sertanejos que fazem apologia ao estilo peculiar dessa manifestação cultural.

E não atuou apenas em solo potiguar, pois, como outros poetas-cantadores de viola, Aldaci passou por vários Estados brasileiros, participando de congressos de repentistas, cantorias em casas de apologistas e eventos similares.

Por longos anos, foi parceiro do também repentista e violeiro Onésimo Maia, apontado por muitos como o maior repentista do Rio Grande do Norte.




Aldaci de França (mais à frente) e colega violeiro (Foto: UERN)

Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Aldaci de França é professor de história da rede pública municipal de Mossoró e é também servidor da própria UERN.

Aliando a sua vocação de poeta e repentista popular à sua condição de professor, Aldaci desenvolveu em Mossoró e em alguns Municípios da região Oeste do Rio Grande do Norte o projeto "Repente na Escola", levando às salas de aula um pouco da arte popular do repente, da cantoria de viola e dos poemas da literatura de cordel.

Depois, Aldaci também se dedicou a um projeto de cantorias nas escolas, desta feita objetivando conscientizar os estudantes sobre o perigo que as drogas representa.

Poeta repentista e escritor da literatura de cordel, um dos trabalhos mais conhecidos de Aldaci é "O Estatuto da Criança e do Adolescente na literatura de cordel".

Por sua dedicação ao universo da poesia popular, Aldaci passou a ocupar a cadeira de número 29 da recém criada Academiar Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel, cujo patrono é José Medeiros Pereira Guedes.

Em contato recente com o Blog, Aldaci informou que, depois de colaborar para o livro "Luiz Gonzaga em Cordel", lançado pela Academia em homenagem ao centenário do "Rei do Baião", ele está preparando livro também na área da literatura de cordel, para lançar em breve.