quarta-feira, 27 de maio de 2015

Escândalo no futebol

FIFA e entidades associadas envergonham o futebol. Rede Globo sob suspeita?

O mundo amanheceu surpreso com a prisão de sete dirigentes do alto escalão do futebol mundial, entre eles o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol - CBF, José Maria Marin, do mesmo grupo de Ricardo Teixeira (ex-presidente da CBF) e João Havelange (ex-presidente da Federação Internacional de Futebol Associação - FIFA).

Há muito tempo se fala em corrupção no futebol. No Brasil, a CBF, entidade máxima do esporte, também tem sido alvo de críticas constantes, por sua forma nada transparente de administrar as receitas do esporte mais querido no território nacional.

A investigação partiu da Polícia Federal dos Estados Unidos da América (FBI) e hoje chegou cedo a um hotel luxuoso de Zurique, na Suíça, onde estavam hospedados os cartolas do futebol que acabaram preso.

Embora não tenha sido preso, o presidente da FIFA, Joseph Batlher, continua sob investigação, segundo a imprensa internacional.

O escândalo vem à tona às vésperas de uma nova eleição para os cargos de direção da FIFA, em que Batlher, pupilo de João Havelange, concorre para tentar um quinto mandato de presidente da entidade máxima do futebol mundial.

Pelo que se fala, lavagem de dinheiro e pagamento de vultosas propinas a dirigentes do futebol são objeto da investigação iniciada, há anos, nos Estados Unidos da América.

Diversos contratos estão sob suspeita, inclusive contratos firmados com emissoras de televisão que mantêm estreita relação com a FIFA e com suas associadas.

Nesse contexto, há de se perguntar: A Rede Globo de Televisão, velha parceira da FIFA e da CBF, está sendo também investigada? Ela será alcançada pelo braço firme do Poder Judiciário norte-americano?

Até aqui, a Rede Globo de Televisão tem sido muito "cautelosa" na divulgação do episódio em seus telejornais.