quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Natal

Capital festeja a sua Padroeira

21 de novembro é o Dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte.

Por essa razão, a data é feriado no Município de Patu, com fechamento de bancos, instituições públicas e comércio em geral.

Durante o dia acontecem Missas na Catedral Metropolitana de Natal e a procissão de encerramento pelas ruas da cidade.

Fé e tradição

Chega ao fim a 261ª Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis

Nesta quarta-feira, 21 de novembro, o Município de Patu celebra o Dia de Nossa Senhora dos Impossíveis, padroeira do Santuário que tem o mesmo nome, popularmente conhecido por Santuário do Lima, localizado na grande Serra de Patu, a alguns quilômetros da cidade.

É também o dia em que chega ao fim a 261ª Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis, evento realizado no Santuário do Lima.

Marcam o dia os atos solenes de encerramento, como procissão e Santa Missa.

Aguarda-se a presença de cristãos-católicos (romeiros) de Patu, de vários outros Municípios do Rio Grande do Norte e também de Municípios de Estados vizinhos.

Um dos pontos de maior participação popular durante a Festa foi a apresentação do Padre Nunes, um verdadeiro show de adoração a Deus através da música.

O dia é de feriado municipal

O dia 21 de novembro é também feriado no Município de Patu, em alusão a Nossa Senhora dos Impossíveis.

O Banco do Brasil, a Agência do Correios, órgãos municipais e o comércio em geral estarão fechados, exceto as pousadas, os fornecedores de alimentos os postos de combustíveis, que abrem justamente para atender aos muitos romeiros que chegam de várias partes do Estado norte-rio-grandense e de outros Estados para a Romaria no Santuário do Lima.

Como o feriado é municipal, o Fórum da Comarca de Patu atenderá em regime de plantão, resolvendo apenas situações de urgência e emergência jurídica.

Oficialmente, a padroeira de Patu é Nossa Senhora das Dores, cujo dia maior de celebração é 15 de setembro.

No entanto, pela relevância do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis para Patu e para a região Oeste do Rio Grande do Norte como um todo, o dia da Santa dos Impossíveis é também declarado feriado no Município de Patu.