terça-feira, 7 de maio de 2013

É festa!

Messias Targino festeja sua emancipação política




Neste dia 8 de maio (quarta-feira) o Município de Messias Targino novamente aniversaria. São cinquenta e um anos de história emancipada, política e administrativamente.

Os eventos que fazem parte da programação da Festa de Emancipação Política vêm acontecendo desde o início de maio, quando foi aberta mais uma edição do torneio de futsal que todos os anos faz parte da programação festiva.

O campeonato é realizado no Ginásio de Esportes Onésimo Teixeira Ribeiro, localizado no bairro Alto do Bonito.

No domingo, 5 de maio, aconteceu a Segunda Cavalgada do Sertão, dentro da programação festiva da emancipação política.

O prefeito Arthur de Oliveira Targino, o vice-prefeito Genésio Francisco Pinto Neto (Pôla), a ex-prefeita Shirley Ferreira Targino, vereadores, lideranças políticas locais e regionais e até a governadora do Estado, médica Rosalba Ciarlini Rosado, além de comitivas de vários outros Municípios do interior do Rio Grande do Norte, participaram da Cavalgada, que terminou no bar-balnerário Mangue Seco, localizado nos arredores da cidade de Messias Targino, com muito forró.

Nesta terça-feira, 7, foi a vez do torneio de futsal chegar ao seu final, com grande participação popular.

Para esta quarta-feira, 8, data máxima da Festa, a programação é a seguinte:
5 horas - Alvorada, com a Banda de Música do Município;
6 horas - Maratona "Titi Maçonila", com provas masculina e feminina;
9 horas - Café da manhã comunitário, com bolo gigante, no pátio do Palácio 8 de Maio, sede do Poder Executivo Municipal.

Nesta quarta-feira, 8, haverá também o sorteio de um tablet entre alunos da rede municipal de ensino.

Prefeito atendeu a recomendação do Ministério Público

No ano de 2012, em razão da falta de chuvas, os Municípios atingidos pela seca e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte decretaram situação de emergência nessas localidades.

Aí então o Ministério Público, através da Procuradoria-Geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Procuradoria Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, Procuradoria-Geral do Trabalho, Procuradoria Federal no Rio Grande do Norte e Procuradoria Geral de Contas do Rio Grande do Norte, recomendou a todos os Municípios que estavam em situação de emergência que não realizassem despesas com festas públicas, precisamente com a contratação de bandas, palcos, estrutura de som e demais itens necessários às festas populares.

Em 2013, com a continuidade da estiagem e com novo Decreto estadual de situação de emergência, que aponta também Messias Targino como um dos Municípios na referida situação, o Ministério Público, por todos os órgãos já mencionados, novamente recomendou que as Prefeituras se abstenham de realizar despesas com festas populares.

O prefeito messiense, Arthur de Oliveira Targino, mesmo entendendo que se trata apenas de uma recomendação do Ministério Público, optou por acatá-la, e decidiu não realizar em praça pública a tradicional festa com artistas e bandas de renome local e regional.

Como as chuvas começaram a cair nesta parte do sertão nordestino, é provável que a situação de emergência logo se desfaça. E assim esperam todos.