Serra do Mel festejou 43 anos de colonização
Localizado entre o mar e a caatinga, o aprazível Município de Serra do Mel, localizado na região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, festejou neste dia 14 de outubro seus quarenta e três anos de colonização.
Composto de pouco mais de duas dezenas de agrovilas e com mais de onze mil habitantes, o Município tem sua sede na Vila Brasília e na Vila Rio Grande do Norte, que são a zona urbana da Serra do Mel, sendo as demais vilas classificadas legalmente como áreas rurais.
Um projeto de colonização foi idealizado em 1970 e foi efetivamente iniciado em 14 de outubro de 1972 pelo então governador do Rio Grande do Norte, José Cortez Pereira de Araújo, cujo filho, José Cortez Pereira Júnior, foi o primeiro prefeito eleito do Município.
O próprio Cortez Pereira, o pai, foi também prefeito da Serra do Mel, que sempre representou um dos grandes orgulhos do ex-governador, já falecido.
Em 2002, na condição de prefeito de Serra do Mel, Cortez Pereira (o pai) sancionou projeto de Lei de iniciativa do então vereador Luiz Rocha, que reconheceu o dia 14 de outubro de 1972 como a data de início do projeto de colonização das vilas que mais tarde formariam o Município de Serra do Mel.
Segundo o advogado e blogueiro Aldo Araújo, que reside na Serra do Mel, 14 de outubro se tornou popularizado como o Dia do Colono.
De fato, nos dias 14 e 15 de cada ano acontece na Serra do Mel a Festa do Caju, em alusão à data de sua colonização e como referência ao plantio do caju no Município desde a sua colonização inicial.
Realmente, o cultivo do caju em lotes padronizados e o seu beneficiamento sempre foram os carros-chefe da economia de Serra do Mel, que também produz petróleo.
De extensa área territorial, o Município de Serra do Mel se limita com os Municípios de Areia Branca, Carnaubais, Assu, Porto do Mangue e Mossoró.
Se 14 de outubro de 1972 é a data de início do projeto de colonização da Serra do Mel, a sua emancipação política e administrativa somente ocorreu em 13 de maio de 1988, quando o Município efetivamente passou a existir como Ente Federativo.
Para saber mais sobre o Município de Serra do Mel, (clique aqui) e (clique aqui).
Nenhum comentário:
Postar um comentário