sábado, 18 de fevereiro de 2023

Da Folia à Quarta-feira de Cinzas

País começa a realizar a sua maior festa popular

Oficialmente o carnaval começaria neste sábado, 18 de fevereiro. No entanto, em muitos lugares do País a folia de momo efetivamente já teve início.

O período carnavalesco segue até o dia 21 de fevereiro (terça-feira).

O samba, o frevo e o axé ainda são os principais ritmos sonoros de vários centros carnavalescos do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo (samba, principalmente), Pernambuco e parte do Nordeste (frevo) e Bahia (axé).

No entanto, outros ritmos se incorporaram ao carnaval brasileiro em razão da enorme diversidade musical brasileira, e até os insuportáveis paredões de som agora fazem parte dessa festa.

Muitos passarão da folia ao período quaresmal

No dia 22, a Igreja Católica e Apostólica Romana celebrará em todo o mundo a Quarta-feira de cinzas, que marca o início da Quaresma.

Para cristãos-católicos, o período quaresmal representa o tempo de preparação para a Semana Santa, quando se relembra e também se celebra a Paixão e a Morte de Jesus Cristo.

Será feriado ou ponto facultativo no serviço público na Quarta-feira de Cinzas

No Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte não haverá expediente regular na Quarta-feira de cinzas (22 de fevereiro). Durante todo o Carnaval e também na Quarta-feira de Cinzas, o atendimento urgente e emergencial ocorrerá na forma de plantões judiciários.

Vários Municípios decretaram que, no dia 22, Quarta-feira de Cinzas, será facultativo o comparecimento de seus servidores aos seus locais de trabalho, sendo mantidas, sempre, as atividades mais essenciais, como setores do serviço de saúde pública, limpeza pública e Guarda Civil Municipal, onde esta existe.

Nenhum comentário: