Messias Targino celebra 58 anos de emancipação política
Neste dia 8 de maio, o Município de Messias Targino chegou aos 58 anos de emancipação politica.
O atual Município nasceu como Povoado do Junco, um distrito do Município-mãe, no caso Patu.
Depois, houve a emancipação política e administrativa de Messias Targino, que inicialmente se chamou Município do Junco, e depois passou a ser chamado de Município de Messias Targino, em homenagem ao seu fundador, Messias Targino da Cruz.
Para que o projeto de Messias Targino da Cruz fosse materializado, seria necessário que cidadãos doassem partes de suas terras. Manoel Fernandes Jales (Sorim Jales), João Tomaz de Almeida (filho de Sorim), Pelópidas Francisco Pinto (genro de Sorim), Zacarias Gomes (patriarca de enorme famiília) e alguns outros cidadãos fizeram essa doação.
Mas vários outros homens e mulheres também contribuíram decisivamente para que o Povoado, depois Município, se desenvolvesse e crescesse. São muitos, todos com menções expressas no livro "Messias Targino-RN: Origens", do escritor Edimar Teixeira Diniz, um filho da terra por ela apaixonado.
A emancipação política não foi pacífica. O Município de Patu foi à Justiça, para barrá-la, e coube a Valmir Targino, filho de Messias Targino da Cruz, cuidar da defesa do novo Município. Na época, Valmir, que já era advogado, era também deputado estadual.
Com a vitória no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, ratificadora da emancipação já declarada, um avião sobrevoou o novo Município, jogando do alto panfletos que informavam sobre a decisão judicial favorável aos moradores do Junco.
Em razão da Covid-19, atos de celebração são reduzidos
Desde 2005, o Município de Messias Targino costuma festejar com muitas atividades a sua emancipação política, atividades estas que geralmente acontecem em dois ou três dias seguidos.
Entretanto, nesse ano, em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), os atos festivos foram bastante reduzidos, e se limitaram ao dia 8 de maio.
Pela manhã, logo cedo, a prefeita Shirley Ferreira Targino (PL), o vice-prefeito Pôla Pinto (PT) e o presidente da Câmara Municipal, Ânderson Martins de Medeiros (PMDB), participaram do Hasteamento de Bandeiras, em frente ao Palácio Prefeita Maria do Socorro Ferreira Targino, sede do Poder Executivo Municipal.
Às 17 horas deste dia 8 de maio, a prefeita Shirley Ferreira Targino mediou uma animada conversa pela internet ("live"), com a participação de Antônio Gilberto Jales, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, e Antonio Jales (Toinho da Ster Bom), empresário messiense de muito sucesso.
Gilberto Jales é filho do primeiro prefeito do Município, João Jales Dantas (João Calixta), que primeiramente foi nomeado e depois foi eleito.
Antonio Jales, ou Toinho da Ster Bom, saiu de Messias Targino ainda jovem, e conseguiu se tornar um dos mais respeitados empresários do Rio Grande do Norte.
Como sempre, foi grande a participação de messienses na página da prefeita Shirley no Instagram, em que se realizava a "live".
Sem uma celebração como antes, messienses encheram as redes sociais de vídeos, fotos e textos alusivos ano aniversário da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário