Orquestra patuense mantém viva a tradição do frevo
Formada por músicos de Patu, a Orquestra João de Artur no Frevo - OJAF tem se apresentado em vários lugares diferentes no pré-carnaval e também durante o período oficial do carnaval.
A orquestra, que toca um frevo genuíno, de excelente qualidade, tem no nome uma homenagem a João de Artur, um dos mais antigos folcloristas do interior do Rio Grande do Norte.
Com pouco tempo de existência, a OJAF, neste ano de 2019, já se apresentou na prévia e também na atual Festa de Momo em diferentes lugares da cidade de Patu e nos Municípios de Rafael Godeiro-RN e São Bento-PB.
Em Patu, a Orquestra, em desfile pelas ruas, fez-se acompanhar do Boi de João de Artur, que também tem nos bonecos gigantes um traço original da cultura popular brasileira.
O trabalho da OJAF é semelhante ao que é realizado pelo Bloco do Magão, que há muitos anos leva o frevo às ruas de Caicó durante o período de carnaval. O frevo não é o único estilo musical do período carnavalesco caicoense, porém certamente é o mais esperado e mais aplaudido pela multidão de gente que costuma seguir o trio do Bloco do Magão.
Em meio ao forró eletrônico e às músicas de péssimo gosto que tomam conta do carnaval atualmente, a Orquestra João de Artur no Frevo, de Patu, e o Bloco do Magão, de Caicó, são belas esperanças de que nem tudo está perdido, e que algum dia, quem sabe, o frevo possa voltar a ser destaque no carnaval além dos limites do Estado de Pernambuco, onde o ritmo continua imperando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário